espetinhos de peixe grelhado
com salsinha e hawayej

peixe grelhado.jpg

Quando ele mandou o texto dizendo que estava vindo do Farmers Market de Davis trazendo dois filés de halibut, eu—que estava com o livro Jerusalem do Yotam Ottolenghi aberto no colo, abaixei a cabeça e vi essa receita. Fui para a cozinha com o menu do almoço já decidido. Hawayej é uma mistura de condimentos típica dos judeus do Yemen e combina muito bem com carnes e peixes. Essa receita é um verdadeiro compêndio de simplicidade e sabor.

1 quilo de postas de peixe branco [*usei o halibut]
1 punhado de folhas de salsinha picadas
2 dentes de alho picados
1/2 colher de chá de pimenta vermelha em flocos
Suco de um limão
Azeite e sal

hawayey [mistura de especiarias]
1 colher de chá de grãos de pimenta do reino
1 colher de chá de sementes de coentro
1 1/2 colher de chá de sementes de cominho
4 cravos inteiros
1/2 colher de chá de cardamomo em pó
1 1/2 colher de chá de curcuma em pó

Faça a mistura de especiarias, colocando os grãos de pimenta, coentro, cominho e os cravos num puilão ou mini-processador [*eu usei um moedor elétrico de café, que uso exclusivamente para moer condimentos]. Pressione ou pulse até obter um pó fino. Junte o cardamomo e a curcuma em pó e reserve.

Corte o peixe em cubos grandes e coloque numa vasilha grande. Junte a salsinha picada, o alho, a pimenta vermelha em flocos, o suco de limão e 1 colher de chá de sal. Junte a mistura hawayey e misture bem com as mãos para todos os pedaços de peixe ficarem temperados. Cubra com uma folha de plástico filme e leve à geladeira por no mínimo uma hora.

Coloque espetinhos de madeira ou de bambu de molho em água por pelo menos uma hora [para eles não pegarem fogo]. Eu uso uns espetinhos de ferro, que acho mais prático e não precisa deixar de molho.

Coloque os cubos de peixe nos espetinhos, uns quatro em cada. Coloque uma grelha ou frigideira grelhada no fogo alto por 4 minutos. Eu fiz na churrasqueira. Regue os espetinhos com azeite e leve para grelhar. Coloque os espetinhos bem separados. Deixe cozinhar de um lado e depois do outro. Remova da grelha ou churrasqueira e sirva acompanhado de pedaços de limão.

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.