frango com laranja

frango-laranja_4S.jpg

E cá estou eu novamente com uma receita do livro [tchan ran] Jerusalem dos chefs Ottolenghi e Tamimi [tchan ran]. Admito que fazia tempo que não ficava tão obcecada com um livro de receitas, mas esse merece toda essa atenção pois é um primor. E desta vez não segui nada a risca, apenas me inspirei e adaptei, porque não tinha todos os ingredientes.

Comemos pouquissima carne de frango por inúmeras razões que não vou cansar a beleza de ninguém enumerando mais uma vez aqui. Mas só para dar uma ideia, a periodicidade das minhas receitas com frango passaram de uma vez ao mês para uma vez a cada três meses ou mais. Então quando eu compro um franguinho caipira quero fazer algo especial. Usei sobrecoxas já desossadas, troquei o mandarin da receita original pela laranja e omiti a erva-doce.

100 ml de arak, ouzo ou pernod
[*ou qualquer outra bebida com base de anis]
4 colheres de sopa de azeite de oliva
3 colheres de sopa de suco de limão
3 colheres de sopa de suco de laranja
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 bulbos médios de erva-doce, cortados em fatias [*omiti]
1 frango caipira cortado em pedaços [*usei somente as sobrecoxas]
1 laranja grande com casca, cortada horizontalmente em fatias
2 colher de chá de sementes de erva-doce
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Numa vasilha misturar os 5 primeiros ingredientes. Adicione o frango, a erva-doce [se usar] a laranja em fatias e deixe marinar por algumas horas. Eu deixei durante a noite, na vasilha coberta na geladeira.

Pré-aqueça o forno a 450ºF/ 230 C. Transfira o frango, erva-doce e a marinada com as laranjas para uma assadeira larga e funda e asse por 35-45 minutos ou até que o frango esteja bem cozido e sua pele é crocante e dourada. Sirva imediatamente com um arroz, couscous ou com quinoa, que foi o que eu fiz.

Comentários

Funcho e laranja é uma combinação que nunca falha: adoro!
Este frango deve ser mesmo 5 estrelas. :)
Bjs

Alias Fer, voce comprou o app do Ottolenghi nao comprou? As receitas sao as mesmas q tem nos cookbooks ou sao outras? Estou querendo comprar o app :-)
Beijos
Ana


R: ainda nao comprei o app Ana, ainda estou pensando. bjs

Nossa, gostei dessa receita Fer! (mas vou com a Mafalda, no meu nao entra anis pois eu tbem nao gosto, nem um pouco...)
Meu marido perguntou o q eu queria de natal esse ano e eu na hora mandei o link dos dois cookbooks do Ottolengui! Ho Ho Ho, mal posso esperar!! :-)
Beijos
Ana

Estou de olho nessa receita, foi uma das que tenho bookmarked - vou ter que usar outro tipo de bebida porque nao suporto Pernod, e comprar so' pra usar em culinaria e' meio jogo duro
;-)

gracas a sua influencia, estou fazendo um giveaway no meu blog e oferecendo esse livro - realmente fantastico, e muito mais do que um livro de receitas! Da' licoes de historia e tolerancia de lambuja!

R: que bacana, Sally! é verdade, a historia deles é uma liçao. beijo

Boa receita, mas acho que omitiria o anis.. não gosto muito.. mas de resto parece-me muito boa.. :)
um beijinho

Adicione seus temperos

O formulário de comentários teve que ser desativado temporariamente por causa de um problema com spammers. Será reativado assim que eu conseguir resolver essa chatice. Desculpem e obrigada, Fer