bolo de amêndoa & uva

bolo-uva_1S.jpg

Resolvi passar essa receita na frente das outras [ah, como se houvessem muitas!] porque precisava registrar o quando nós gostamos desse bolo. Gostamos porque tem fruta fresca, porque fica muito leve e não é muito doce. Quando olhei a combinação de ingredientes, pensei com meus botões—mas que mistura perfeita! E era mesmo. E pra melhorar mais ainda, esse bolo é feito numa única vasilha usando apenas um simples batedor de arame para misturar os ingredientes.

1 xícara de iogurte grego
1/2 xícara de azeite de oliva
3 ovos caipiras
1 limão [raspas da casca e suco—usei o limão meyer]
1/2 xícara de açúcar
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de amêndoas moídas (ou farinha de amêndoa)
2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá sal
2 xícaras de uvas sem sementes cortadas ao meio
azeite para untar a forma

Pré-aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma de torta com fundo removivel com azeite. Reserve. Numa tigela grande coloque o iogurte, o azeite, os ovos, as raspas de limão e suco de limão e misture bem com um batedor de arame. Adicione o açúcar, a farinha, a farinha de amêndoas, o fermento e o sal. Misture bem com o batedor e despeje a massa na forma untada. Pressione as uvas sobre a massa. Leve ao forno e asse por uns 50 minutos ou até o centro do bolo ficar bem cozido. Remova do forno, deixe esfriar, desenforme e sirva.

bolo-uva_2S.jpg

Comentários

Que receita linda, aliás, como todas as que você faz.

A minha dúvida é a seguinte: será que posso substituir a amêndoa por nozes ou castanha do Pará (ou do Brasil)?

E, no lugar do limão meyer, posso colocar o tahiti mesmo?

Obrigada.

Fernanda.

R: Fernanda, acho que dá pra substituir sim, mas o sabor do bolo vai mudar. o limão tahiti é um pouco mais forte tambem. leve em conta esses detalhes e depois me conte como ficou o seu bolo! :-)

Fer, já coloquei a receita no meu blog. Já deu uma olhada? O que achou?
Beijo

Fer, fiz este bolo ontem. É supimpa! Perfeito para uma xicara de chá, doce na medida certa. Aqui em casa foi sucesso absoluto!
Bjs

R: yay! \o/ beijo

Querida, fiz o bolo e ficou maravilhoso! Concordo que ele é muito bom! Jajá coloco a receita no meu blog pra voce ver o que coloquei no lugar do iogurte (e outras modificaçõezinhas mais).

R: êba!! \0/

Onde você encontra limão meyer???

R: normalmente no farmers market.

Adorei! Acabei de comprar uma bacia de uvas sem sementes... Só que vou ter que substituir o iogurte por alguma coisa... pois sou alérgica a leite... Vou fazer hoje mesmo e te conto como ficou!

R: conta sim, pois vou querer saber o que voce usou e como ficou Marina!

Olá! Gostei muito do seu blog, muito interessante e este bolo ficou muito bonito mesmo :)
Beijinhos, Inês

R: muito obrigada, Inês! beijo :-*

Adicione seus temperos

O formulário de comentários teve que ser desativado temporariamente por causa de um problema com spammers. Será reativado assim que eu conseguir resolver essa chatice. Desculpem e obrigada, Fer