bolo de chocolate & amêndoa
[com ganache de chocolate]

bolo-chocolatudo1.jpg

Contando ninguém acredita, mas no ano passado eu peguei os dois números de estréia da revista da australiana Donna Hay, que foram oferecedidos gratuítamente para iPad e como gostei da qualidade resolvi assinar. Fiz a compra—$19 por 6 edições bimestrais, mesmo achando a assinatura bem mais cara que as revistas que assino por aqui. Assim que tentei baixar a primeira revista, deu um erro. Tentei por vários dias até que a irritação me venceu e fui na app store cancelar a compra. Tinha certeza absoluta que estava tudo cancelado, até recebi vários e-mails da app store que queria se certificar que eu estava satisfeita, eteceterá-eteceterá. O caso parecia encerrado.

Um ano depois, cliquei sem querer no ícone da revista Donna Hay que ainda estava no meu newsstand e pra minha surpresa tinha lá dentro seis revistas, uma pra cada bimestre de 2012, desde o início da assinatura malfadada e que eu nunca tinha baixado nem lido. Vários pontos de interrogação flutuando no ar.

Li todas as revistas e sinto muito dizer isso, mas elas não me seduziram como da primeira vez. Meu padrão de qualidade é Martha Stewart Living e na minha opinião nobody does it better than Martha. A Donna Hay praticamente só tem receitas e algumas dicas de comprinhas, que pra mim não interessam tanto. Achei também que tem um excesso de animações nas páginas, algumas chegando a irritar [desnecessário tanto filminho de bolinho se mexendo] e os vídeos dela ensinando algumas técnicas e truques são um pouco repetitivos e alguns bem fraquinhos. Mas tenho que admitir que as fotos são lindas [a maioria com aqueles fundos brancos com papel vegetal, paninho desfiado e gradinhas vintage que são extensamente copiados por blogs galore pelo mundo] e tem muitas receitas ótimas. Esse bolo de chocolate é uma delas. O que mais posso querer? Um bolo dessa categoria de belezura e deliciosidade, feito em apenas uma vasilha e com um batedor de arame! Perfeito! Segui à risca, só troquei o creme de leite pelo half and half. Como sempre faço, usei os melhores ingredientes e o resultado foi outstanding! Quanto à revista, bacaninha, não sei se paguei por elas ou não, mas de qualquer maneira não vou renovar ou recomprar a assinatura.

para o bolo:
2 xícaras de farinha de trigo [peneirada]
2 colheres de chá de fermento em pó [peneirado]
1 xícara de farinha de amêndoa [almond meal—se não achar a farinha pronta, moa bem as amêndoas no processador]
2 xícaras de açúcar mascavo
200 gr de manteiga sem sal derretida
3 ovos caipiras
1 xícara de leite integral
1/3 de xícara de cacau puro sem açúcar [peneirado]

para o ganache:
150 gr de chocolate amargo picado [*usei 70%]
1/2 xícara de creme de leite fresco [*usei half and half]

Pré-aqueça o forno em 325ºF/ 160ºC. Unte uma forma de 22 cm levemente com manteiga e polvilhe com cacau em pó. Reserve. Numa vasilha grande coloque a farinha de trigo, o fermento, a farinha de amêndoa, o acúcar, a manteiga derretida, os ovos [levemente batidos], o leite e o cacau e misture bem usando um batedor de arame. Coloque a massa na forma untada e leve ao forno por 65-70 minutos ou até o centro estar completamente cozido. Remova do forno, deixe esfriar e vire numa grade. Deixe esfriar totalmente e coloque num prato ou travessa. Coloque o bolo na geladeira e deixe gelando por uns 20-30 minutos.

Faça o ganache, colocando o chocolate picado e o creme numa panela pequena. Leve ao fogo baixo e vá mexendo até o chocolate derreter completamente, mexendo para obter um creme bem liso. Tire do fogo e deixe descansar por 10 minutos. Coloque o ganache sobre o bolo, espalhe bem com uma espátula e deixe descansar por uns minutos em temperatura ambiente antes de servir.

bolo-choco1.jpgbolochoco2.jpg

Comentários

Desculpe a ignorância , quando vc fala 1/3 de Cacau quer dizer exatamente quanto?
Vou tentar fazer esse bolo, parece muito bom !

R: é 1/3 de xícara.

oi, estava hoje procurando uma receita com farinha de amendoas, e achei essa. li e gostei, na hora ja separei os ingredientes e fiz...MARAVILHOSO, FOFINHO, SABOROSO, NÃO CONSIGO PARAR DE COMER. OBRIGADA BJS

Adorei seu blog! Estava procurando uma receita diferente com farinha de amêndoas e encontrei você!
Obrigada por dividir esta receita!
Vou testar em breve e depois conto no que deu! Beijo!.

Fer,
Fiz esse bolo hoje pela segunda vez, e' ótimo! Fiz para meus filhos para celebrarmos Valentine's Day! Troquei parte da farinha branca por integral e deu certo. Da próxima vez quero testar fazer com buttermilk. Beijos e obrigada!

R: que bacana Sara, vai me contando! beijos :-*

Brigada, Fer! Passou muito rápido este primeiro ano da nossa cocadinha. :)
O bolo ficou uma delicia. Eu não fiz a cobertura da receita porque a Estela insistiu pela cobertura de brigadeiro e como eu evito leite condensado ao máximo resolvi abrir uma exceção.
Com certeza vai pro caderno de receitas. :))
Bjos.

R: Isa, sua versao do bolo ficou linda! :-) beijoss

hum, que aspeto sensacional. Beijinhos e abraços,

Que confusão! Ao menos agora você pode compartilhar as receitas gostosas da revista conosco.
Escolhi este bolo para celebrar um ano de Cecília amanhã. Espero que a padroeira dos bolos me abençoe, pois eu não tenho mão boa para bolo não. rsrs

R: vai dar certo Isa. poxa um ano da Cecilia, já? parabens, ela é uma lindeza!

Fer, muito obrigada por ter postado essa receita! Fiquei doidinha quando vi as fotos no Instagram! Irei testar e depois te conto. Tem uma outra receita de bolo de chocolate que voce postou há tempos (na forma com buraco) que faço sempre, tambem "chocolatudo". Quanto as revistas... Ah Fer, para que revistas se tenho os seus maravilhosos blogs? Beijos! Sara

R: Sara, você é fofa! obrigada! tomara que voce tambem goste desse bolo. beijos :-*

Hummmmm... que maravilha. Tem um ar molhadinho, mesmo como eu gosto..
beijinhos

R: beijos Mafalda!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.