bolo de Kentucky bourbon

bolo-bourbon.jpg

Passei umas boas horas da tarde do sábado, véspera de Páscoa, procurando uma receita interessante pra fazer pro almoço de domingo e que não levasse chocolate. Abri e fechei praticamente metade dos livros que tenho numa estante. Nada me interessou. Fui pra a infalível dábliu dábliu web, onde acabei aportando nesta receita tradicional num website da Oprah Winfrey. A boozy cake! Nada mais atrativo pra mim do que receitas que levam bebida alcóolica. O Kentuky bourbon é um aromático whiskey americano feito de milho.

para o bolo:
3 xícaras de farinha de trigo para bolo peneirada
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícaras de açúcar [*diminuí para 1 xícara]
1/2 xícara de açúcar mascavo
4 ovos caipiras em temperatura ambiente
1/4 xícara de Kentucky bourbon
1 xícara de buttermilk em temperatura ambiente

para o glacê:
6 colheres de sopa de manteiga sem sal [*diminuí para 4 colheres]
3/4 xícara de açúcar [*diminuí para 1/2 xícara]
1/4 xícara de Kentucky bourbon

Manteiga, ovos e buttermilk precisam estar em temperatura ambiente, então retire da geladeira com bastante antecedência. Unte uma forma com um furo no meio [Bundt] com manteiga, coloque a grade no centro do forno e pré-aqueça em 350°F /176ºC.

Peneire a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato e o sal em uma tigela, misturando bem com um batedor de arame.

Na batedeira com a pá instalada, bata a manteiga e os açúcares juntos em velocidade média-alta até ficar bem cremoso, por cerca de 5 minutos. Nesse tempo pare a batedeira e raspe bem os lados da tigela com uma espátula. Misture então os ovos, um de cada vez. Combine o bourbon e o buttermilk em uma tigela pequena. Com a batedeira em velocidade baixa, adicione a mistura de farinha em três partes, alternando com a mistura de buttermilk e bourbon em duas partes, começando e terminando com a farinha. No final desligue a batedeira e misture a massa com uma espátula antes de despejar tudo na forma untada. Leve ao forno e asse até que o bolo esteja dourado e bem firme, por cerca de 40 a 45 minutos.

Faça o glacê combinando a manteiga, o açúcar e o bourbon em uma panela pequena em fogo baixo apenas até a manteiga derreter e dissolver o açúcar, mexendo para misturar bem. Retire o bolo do forno e faça furos em todo o topo do bolo com um espeto de madeira. Despeje três quartos do glacê lentamente sobre o bolo. Deixe o bolo esfriar totalmente e em seguida vire sobre uma travessa ou prato. Pincele o topo do bolo com o glacê restante. Se o glacê endurecer, reaqueça rapidamente numa panelinha.

Comentários

Oi Fer. Que bolo mais lindo!!! É de comer com os olhos! Nem precisa ter ficado gostoso (rrss)
Abraços.

achei super interessante, e o sabor? vc gostou?
a sua foto tem o glacê? bj!

R: achei bem gostoso! o toque do bourbon é bem leve. o glacê entra no bolo e fica transparente. beijo!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.