salada de frango com erva-doce
e molho de laranja e açafrão

saladafrango1.jpgsaladafrango2.jpg

Não quero admitir [ainda] que estou obcecada por esse livro do Ottolenghi e Tamimi, mas a verdade é que toda vez que abro Jerusalem saio correndo para fazer uma receita dele. Tudo ali é superbacana, hiperinteressante, divinomaravilhoso, I kid you not! Essa receita fiz para o almoço de um domingo horrivelmente calorento. Ficou perfeita. O único porém foi que usei as sobrecoxas no lugar do peito e não recomendo, porque tive que cortar com a faca, não ousei desfiar. As sobrecoxas têm mais gordura e achei que com o peito ficaria mais leve. Farei com peito na próxima.

1 laranja grande
2 e 1/2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
1/2 colher de chá de açafrão
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 quilo de peitos de frango caipira sem pele e desossados
Sal marinho e pimenta do reino móida na hora
2 bulbos de erva-doce cortados em fatias finas
1 xícara de coentro
1 xícara de folhas de manjericão rasgadas
1 pimenta vermelha [*usei em flocos]
Suco de 1 limão

Corte as extremidades da laranja, corte ao meio e fatie com a casca. Coloque fatias em uma panela pequena com o mel, o vinagre de vinho branco,o açafrão e água apenas o suficiente para cubrir as rodelas de laranja. Adicione mais águase for necessário, durante o processo. Cozinhe em fogo baixo por 1 hora. Deixe esfriar um pouco e coloque as laranjas e a calda num processador e transforme num purê. Reserve.

Pré-aqueça o forno em 400ºF/ 205ºC. Tempere os peitos de frango generosamente com sal e pimentado reino. Aqueça uma frigideira ou a grelha em fogo médio-alto. Adicione uma colher de sopa de azeite e frite os peitos do frango dos dois lados, apenas selando. Transfira para uma forma e leve ao forno para terminar de cozinhar, por cerca de 15 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e desfie grosseiramente ou parta em pedaços com as mãos. Reserve.

Coloque metade do purê de laranja em uma saladeira grande. Misture o frango desfiado com o purê de laranja. Adicionar 3 colheres de sopa de azeite de oliva, os bulbos de erva-doce cortados em fatias finas, as folhas de coentro, as folhas de manjericão rasgadas e a pimenta vermelha picada. Misture tudo com as mãos. Tempere com suco de limão e mais sal e pimenta do reino se desejar. Sirva a seguir.

»Achei esse video no website da revista Bon Appetit com o Ottolenghi e o Tamimi fazendo a receita. Melhor explicada por eles do que por mim. [*pisc!]

Comentários

Fiz a salada Fer, com zucchini sliced beeem fininho no lugar do fennel :) Adorei todos os herbs no meio, muito bom!
Fiz o frango differente pq gosto dele bem molhadinho e sei q meu metodo nao tem erro, rs.
A unica coisa q eu ia te perguntar eh se o seu puree de laranja ficou amargo? Mine was really bitter... Eu fiquei com medo de usa-lo de tao amargo q estava, achei q com o mel e a laranja docinha teria ficado mais doce, mas acho q a casca da minha laranja nao colaborou (?!).
No fim fui adicionando aos poucos depois de ter misturado todo o restante dos ingredientes e experimentando antes de colocar mais. Para minha surpresa nao ficou amarga a salada final, mas por outro lado usei somente metade da quantidade indicada na receita.
Voce provou o seu puree? (eu experimento todas as etapas, rs!) Voce guardou o puree e usou para outras saladas? Eu nao consegui guardar pois ele sozinho estava bitter demais. E olha q eu adoro rucula, radicchio, escarola... tudo q eh mais amarguinho, rs!
All in all a salada eh simplesmente deliciosa e acredito muito q o fennel mude completamente o flavor profile, mas eu tenho "fennel phobia" como diz Matheus e simplesmente nao consigo gostar de nada com sabor de anis/fennel.
Mesmo assim adorei com a salada com a abobrinha!
Beijos!
Ana

R: Ana, o meu molho nao ficou amargo. guardei metade que ainda nao usei [espero que ainda dê tempo]. a erva-doce é um otimo par para a laranja, mas acho que a abobrinha tambem combina. um beijo!

Ohhh adorei o video!!
Vou fazer Fer! So q usarei zucchini sliced thin ao inves de fennel pq eu nao gosto de fennel.
Beijos!
Ana

AMEI O VIDEO! Amei a receita tambem, que vou ver se faco no fim de semana, ja' que a laranja leva uma hora para cozinhar

eles sao mesmo sensacionais, e tao "humble" -

R: adoro esses moços! :-)

Oi Fe!! Não sei se você vai lembrar de mim, sou a Carol do Cerejinha!! Parei meu blog ha tanto tempo mas a paixão pela cozinha permanece e não aguentei! Montei blog novo e estou visitando todas as minhas amigas antigas!!! Delicia de salada, bem verão!! Nunca fiz salada de frango, estou ha tempos para testar uma receita!! Vou agregar o açafrão a minha!! Quando puder, passa lá na minha casinha nova, vou ficar feliz!!! Beijão

R: oi Carol, bem-vinda! passarei la sim. beijo! :-*

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.