salada de tomate & abobrinha

salada-tomate-ab.jpg

Acho que ainda não teve nenhuma salada que fiz do livro Jerusalem do Ottolenghi e Tamimi que não tenha me deixado abismada com o resultado. Essa ficou absolutamente deliciosa. Eu tinha comprado o xarope de tâmaras na lojinha internacional quando vi essa receita pela primeira vez e marquei para fazer quando os tomates locais dessem a cara por aqui. Coincidentemente eles chegaram junto com as abobrinhas e então preparei essa delicia para o nosso almoço de Memorial Day. Apenas modifiquei a maneira de grelhar os legumes, que no livro é feito no broiler e eu fiz na grelha sobre o fogão. Também pode ser feito na churrasqueira. E adicionei rodelas de cebola roxa. O xarope de tâmara pode ser substituido pelo de romã, maple syrup ou até por mel ou melado.

1 quilo de aboborinhas
800gr de tomates maduros grandes
1 cebola roxa grande
3 colheres de sopa de azeite de oliva
300gr de iogurte grego
2 dentes de alho esmagados
2 pimentas malaguetas sem sementes e picadas [usei em flocos]
Raspas de 1 limão e meio
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de xarope de tâmara
200g de nozes tostadas e picadas
2 colheres de sopa de hortelã picada
2 colheres de sopa de salsinha picada
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Corte as abobrinhas e a cebola em tiras grossas e os tomates em quatro. Tempere com azeite, sal e pimenta. Grelhe dos dois lados numa chapa ou churrasqueira ou no forno. Reserve. Numa vasilha misture bem o iogurte, o alho, pimenta vermelha, raspas de limão e suco e xarope de tâmara, sal a gosto. Adicione os legumes grelhados, as nozes, hortelã, salsinha e misture bem. Tempere com mais azeite e sirva.

Comentários

Fiz e adorei! Já fiz 2 vezes!

Fiz essa também, delícia!!!

Oi,

eu tenho esse sentimento pelo Plenty, tbm do Ottolenghi. Absolutamente nada que preparei dele até agora consegui me arrepender.
Ele realmente tem o dom!

bj

Irei fazer Fer esta simplemente maravilhosa sua foto, me deu agua na boca!
Ana

Oi, Fer,
moro em Salvador, Bahia. Ontem fiz essa salada como entrada para uma pizza aqui em casa e ela foi um sucesso absoluto, vou repeti-la várias vezes! Usei o melaço ao invés do xarope, e coei um iogurte natural, pois nossas marcas de iogurte grego aqui são muito açucaradas. Aproveito pra dizer que vejo sempre seu blog, e acho ele uma lindeza.
Obrigada, um abraço!

R: otimas substituicoes, Lia! adorei saber que a salada foi um sucesso. beijao! :-*

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.