bebidas de vinagre [shrubs]

Voltei de Portland com apenas um objetivo na minha lista de afazeres—replicar a bebida de vinagre que provei no restaurante Pok Pok. Eu já sabia que os asiáticos eram fãns dessas misturas de vinagre ou apenas do vinagre puro acrescentado na água e que é visto como um elixir revigorante. Mas basta você googlar drinking vinegar para encontrar zilhões de referências aos shrubs que é exatamente a mesma bebida e muito consumida na América colonial e durante o final do século 19 e início do 20. Esses também eram considerado elixires e usados como remédios para recuperação das forças e das energias. São inúmeras receitas, com as frutas cozidas ou cruas, misturadas ao açúcar antes ou adicionadas ao xarope, usando todo tipo de fruta, com ou sem ervas, simplesmente uma cornucópia de possíbilidades. Marquei muitas receitas e comecei com duas, uma de framboesa macerada no vinagre sem cozinhar e outra de gengibre que vai ao fogo. Já tenho outra de nectarina macerando e me animei para usar umas amoras com ainda mais uma outra receita. Esse xarope pode ser usado como bebida refrescante misturado com água gasosa ou como parte da mistura de um cocktail alcoólico. Pode também ser consumido sobre frutas frescas ou sorvetes. Uma sorveteria que visitamos em Portland oferecia um milkshake feito com o Pom, a versão do vinagre do Pok Pok vendida lá e que eu comprei um de romãs para trazer pra casa.

vinegar-raspberry.jpg

bebida de vinagre de framboesa
2 xícaras de framboesas frescas
2 xícaras de vinagre de maçã [*usei um orgânico sem filtrar]
1 e 1/2 xícaras de açúcar

Num vidro grande com tampa misture as frutas [lavadas] e o vinagre. Tampe e agite vigorosamente por 10 segundos. Deixe em infusão por uma semana em temperatura ambiente, agitando diariamente. Depois de uma semana coe o liquido usando uma peneira coberta por pano de queijo [gase]. Com a ajuda de um funil despeje o vinagre em um frasco de vidro limpo. Adicione o açúcar e agite para misturar. Leve à geladeira por uma semana antes de usar, agitando diariamente até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Para servir coloque uma parte do vinagre em um copo com gelo e adicione quatro partes de água com gas.

vinegar-ginger.jpg

bebida de vinagre de gengibre
1/2 xícara de gengibre descascado e picado bem fininho [eu ralei no microplane]
1 xícara de vinagre de maçã [*usei um orgânico e não filtrado]
1/2 xícara de açúcar.

Numa panela pequena [não use de alumínio] coloque o gengibre ralado e uma xícara de vinagre. Leve ao fogo alto até ferver. Desligue o fogo e transfira imediatamente a mistura para um recipiente de vidro. Deixe esfriar, cubra e deixe descansar em temperatura ambiente por 24 horas.

Coe a mistura em uma peneira fina sobre uma tigela e deixe o gengibre escorrer por cerca de 5 minutos, sem pressionar. O liquido coado deve medir pelo menos 3/4 de xícara, se não, adicione mais um pouco de vinagre. Descarte gengibre e transferir líquido para uma panela pequena. Misture o açúcar e coloque em fogo alto até ferver, mexendo ocasionalmente. Assim que ferver reduza imediatamente para fogo baixo e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos, mexendo uma ou duas vezes ou até que o açúcar se dissolva completamente. Deixe esfriar, coloque num vidro limpo, cubra e leve à geladeira até a hora de usar. Para servir coloque uma parte do xarope de vinagre num copo com gelo e adicione quatro partes de água com gas.

Comentários

Adorei o de gengibre.

Feito, Fer!
Adorei o de gengibre e foi o que fiz. Foii tranquilo de fazer.
Fica um azedinho do vinagre e um picante do gengibre que deixam a bebida uma delícia. Refrescante. O marido não curtiu muito, uma hora achou doce, outra hora achou com gosto de vinagre, mas acho que funcionou bem. Coloquei uma rodelinha de limão também na hora que preparei com água com gás e passei o dia com isso.
Fiquei com vontade apertar o gengibre na hora que ele tem que escorrer, mas consegui resistir.

Também pensei que talvez aquele resíduo que sobra poderia render uma geleia ou sei lá... Algo!! Hehe Dá um pouco de dó dispensar. Mas enfim, gostei muito!
Super obrigada pela receita!

R: Hanny, adorei saber suas impressoes. acho que o gengibre nao é para todos os gostos, mas para os fãs é um regalo. no nosso acabou e vou fazer mais neste finde. beijo! :-*

Como eu adoro vir aqui!
Vou fazer o de gengibre amanhã e depois volto pra te contar se consegui.
Beijo!

R: Hanny quero saber sua opiniao. beijo!

Eu fiz hoje!!!
Delicia, lembrou muito Ginger beer, ateh marido, Que detesta vinagre, curtiu!
E amanha eh vez de panna cotta de chocolate branco com pickles de nectarina nhammm
Beijukkas

R: êba, Jux! que bom que voce fez! \o/

Fer, eu adorei o de gengibre! Nao adocei o meu pois nao costumo consumir acucar, somente coei no dia seguinte e mantive na geladeira. Tenho tomado 1 tbsp em um copo de agua com um pouco de gelo, fica tao bom! (eu ia colocar uma gotinha de stevia mas acabei deixando puro mesmo pois curti o sabor do gengibre)
Me lembrou muito de Ginger Kombucha q eu amo! Voce ja tomou kombucha Fer? Eu adoro!
Como ficou o de nectarinas? Alias, qual sabor vc gostou mais ate agora?!
Beijao!
Ana

Ps: os picoles de banana caramelizada com PB ficaram divinos, adoramos!!

R: Ana, eu bebi kombucha mas nao fiquei animada. preciso tentar de novo. o de nectarina ainda nao esta pronto. vou coar hoje. o de blackberry estou fazendo com uma receita diferente, and it remains to be seen. beijo! :-)

Hunnn, deu água na boca, vontade de testar monte de opções, se alguma ficar boa eu conto. Bj.

R: vou querer saber mesmo, Luiza! bj!

Oba Fer, voce eh das minhas entao, eu tbem nunca descasco :)
Ja aqueci com o vinagre, agora eh esperar as longas 24 horas...! amanha conto como ficou! :)
Beijao
Ana

R: \o/!

Fer, precisa descascar mesmo ou voce ralou com casca?? Vou fazer mas to com preguica de descascar, rs!
Beijos
Ana

R: Ana, eu ralei com a casca mesmo, nunca descasco gengibre. :-) bj!

Fer que delicia, vou fazer o de gengibre hoje mesmo!! :)
Outro dia comprei um chamado Ginger Spice do Braggs (a mesma marca de cider vinegar q eu uso) e achei super gostoso. So q era adocado com stevia e eu achei um pouco doce demais p/ meu gosto. Eu uso stevia em casa tbem, mas achei q tinha too much para meu palate.
Agora vou fazer o meu em casa, oba!!
Beijos
Ana

R: Ana, o vinagre de maçã que eu usei é o da Braggs. o bom de fazer em casa é que você customiza ao seu gosto. beijo!

Fer,

Shrubs é bom né? Steven fez um usando ruibarbo que está abundante na nossa horta. Ficou muito bom... só que ele mistou con gin e outras cositas. Enfim ficou bommm.
cheers,
heg

R: Heg, com gin deve ser um super revigorante! sempre penso em plantar ruibarbo aqui no meu quintal, mas acho que ele gosta é do clima frio dai da bay area. :-)

Nossa, Fer... em que caverna ando eu escondida? Nunca tinha ouvido falar dessas bebidas e agora estou hiper curiosa e com vontade de experimentar

principalmente a de gengibre, soa tipo ginger ale, mas provavelmente mais "exotica" ainda

R: Sally voce precisa provar isso! e o de gengibre fica pronto de um dia para o outro! :-)

AMEI a dica porque eu quero me curar do vicio em Coca Zero.

R: vale a pena fazer essa troca Adri! :-)

Farei quando voltar pra casa! É o meu tipo de receita. :-)

R: delicia-saudável Isa! :-)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.