brandade de bacalhau
[brandade de morue au gratin]

brandade

Essa receita também é da revista Food & Wine e foi escolhida por ser fácil de fazer, mas ter um quê de sofisticação. É a versão provençal do chef Jacques Pépin do gratinado de bacalhau. Fica um prato bem leve, e por isso foi perfeito para o nosso primeiro dia de ano quando estávamos nos sentindo chumbados por um jet lag de seis horas.

500 gr de filé de bacalhau sem pele
500 gr de batatas
1 e 1/2 xícara de leite integral
8 dentes de alho grandes descascados
1 colher de chá de raspas da casca de um limão
2 colheres de sopa de suco de um limão
1/8 colher de chá de pimenta caiena
3/4 de xícara de azeite extra-virgem
Pimenta do reino moída na hora
2 colheres de sopa de queijo fresco Parmigiano -Reggiano ralado
2 baguettes cortadas em rodelas e torradas, para acompanhar

Um dia antes, coloque o bacalhau em uma tigela e cubra com água fria. Leve à geladeira por 24 horas, trocando a água 4 vezes.

Coloque as batatas em uma panela grande, cubra com água e deixe ferver em fogo médio por cerca de 30 minutos. Escorra e deixe as batatas esfriarem um pouco.

Enquanto isso escorra o bacalhau e transfira para uma panela. Adicione 2 litros de água e dê uma fervura. Escorra o bacalhau e volte para a panela, adicione o leite e os dentes de alho e deixe ferver. Tampe e cozinhe por 10 minutos.

Descasque as batatas e transfira para um processador de alimentos. Adicione o bacalhau, com o leite e os dentes de alho, as raspas e o suco do limão e a pimenta caiena e processe até ficar homogêneo. Com a máquina funcionando despeje lentamente o 3/4 de xícara de azeite. Tempere com pimenta do reino.

Pré-aqueça o forno a 400F°/ 205ºC . Unte levemente uma assadeira com azeite e coloquer a brandade. Polvilhe o queijo ralado por cima. Leve ao forno e asse por uns 20 minutos até dourar. Sirva com as torradas.

Comentários

Fer, em primeiro lugar um ótimo 2014 para você e sua família.
Nunca pensei em gratinar a brandade, deve ficar realmente ótimo
Forte abraço,
W

R: Wair, muito obrigada, um ótimo 2014 pra voce tambem! um abraço!

Fer querida,

Sou uma criatura insuportavelmente enrolada e só por isso não comento mais vezes, mas sigo fielmente esse blog que adoro.
Queria lhe desejar um feliz 2014, com muita saúde, muitas descobertas e oportunidades para exercitar sua criatividade e bom gosto.
Continuarei fazendo minhas visitas e vou tentar organizar-me de modo a não ser tão mal educada. Onde já se viu ir na casa dos outros, entrar e nem cumprimentar?
Um bj lindona

Oi Fer
Antes de tudo, feliz ano novo!
Tenho uma duvida; o bacalhau aqui e' o Cod fish, certo? Mas sei que ele nao vem salgado como usamos no Brasil. Voce usou ele fresco mesmo?
Obrigada!
beijos,
Sara

R: Sara feliz ano novo! o bacalhau que eu usei é o salted cod, igual do Brasil. com o bacalhau fresco nao da certo. beijo!

Que delícia Fer, vou fazer, pois neste calorzão de rachar mamona, nada como um prato levinho.
Beijos!

R: manda bala, Valeria! beijo :-*

Deve ser delicioso!
Bjs

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.