legumes assados & cevada
com molho de misô e limão

legumes assados

Aportei nessa receita bem no dia em que chegou um ramo de couve de bruxelas na cesta orgânica. Resolvi fazer porque queria gastar as couvezinhas e porque gostei da ideia do molho de misô, mas nem no meu delírio mais otimista eu imaginaria a delicia que essa receita se tornaria. Tenho certeza que ela inspira muitas variações de legumes, além da couve de bruxelas, couve-flor e batata doce. Muitas ideias com um só molhinho. Como eu não tinha o misô branco comum, usei um orgânico feito de cevada. E acrescentei uma xícara de cevada cozida, que deixou o prato bem substancioso.

250gr de couves de Bruxelas cortadas ao meio
1 batata doce de tamanho médio, descascada e cortada em cubos
1 couve-flor cortada em floretes
1 colher de sopa de azeite
1/4 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de suco de limão tahiti
1 e 1/2 colheres de chá de pasta de misô
2 colheres de óleo de nozes
Pimenta do reino moída na hora a gosto

Preaqueça o forno a 400°F/ 205ºC. Colocar os legumes em assadeiras separadas. Temperar com azeite e sal e leve ao forno, primeiro as batatas e a couve-flor e asse por 25 minutos. Coloque a couve de bruxelas um pouco depois e asse por 15 minutos. De uma mexida nos legumes para assar uniformemente.

Enquanto isso misture o suco de limão e a pasta de misô em uma tigela pequena até ficar um creme bem homogêneo. Lentamente vá adicionando o óleo de nozes e mexendo constantemente até o molho ficar completamente emulsificado.

Coloque os legumes assados em uma travessa grande, despeje o molho e misture bem. Tempere com pimenta do reino. Sirva quente ou em temperatura ambiente .

»no verão experimente esta receita com legumes grelhados—abobrinha, berinjela, em vez de assado. »para transformar esta receita em um prato mais substancioso, acrescente grãos cozidos como quinoa, arroz integral ou cevada, como eu fiz.

Comentários

Ando na sua cola, Fer…

fiz essa maravilhosa receita no fim de semana, e tambem vai parar no meu blog uma hora dessas, adoramos!

fiz um pouco menos "saudavel" do que voce, porque usei pearl couscous, mas era o que eu tinha em casa e achei que ficaria bom…

o miso lime dressing e' demais!

R: sally, adorei que voce fez essa receita! muito boa, né? :-)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.