harissa verde

green-harissa.jpg

Nem sempre eu me lembro como cheguei num certo link, mas é sempre certeza que quando vejo algo interessante, copio e envio para um endereço de e-mail só para receitas. E elas ficam lá aguardando uma oportunidade de sairem do mailbox e brilharem no palco iluminado da minha cozinha—acho que já disse algo parecido antes, não? Achei essa receita da harissa verde & sanduíche o fino da bossa. Foi justamente quando andei recebendo muitas ervas na cesta orgânica, coincidentemente muito coentro fresco. Fiz a receita da harissa e do sanduíche, que devoramos alegremente. Então apareceu uma oportunidade de refazer a experiência, quando uma ex-colega de trabalho marcou de vir nos visitar e combinamos um almoço na cozinha. Uma das minhas colegas organizou o esquema delegando tarefas—eu trago duas saladas e você traz sanduíches vegetarianos. Yay! Refiz a harissa e os sanduíches, que foram devorados alegramente pela convidada vegetariana e por quem mais se juntou à nossa mesa. Essa harissa é fantástica. Pode ser feita com todo tipo de erva, o importante é a pimenta e o limão. Pode até ser feita no olhômetro, sem receita, só juntando tudo no processador. E ela acompanha bem qualquer coisa, legumes assados, saladas, recheio de sanduíche, como patê em bolachinhas, eteceterá, eteceterá, eteceterá. Para esse sanduiche é importante cortar tudo na hora que for montar o sanduiche, porque o abacate pode escurecer e o recheio pode deixar o pão muito úmido.

para fazer a harissa verde:
1 dente de alho
1 xícara de coentro
1/2 xícara de folhas de hortelã
1/2 xícara de salsinha
1 pimenta jalapeño fresca
suco de um limão
1/2 colher de chá cada de sementes de cominho e sementes de erva-doce
1/2 xícara de azeite extra virgem
Sal marinho a gosto

Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e pulsar até virar um molho grosso. Colocar num recipiente com tampa e guardar na geladeira até a hora de usar.

para fazer os sanduíches:
Fatias de pão da sua preferência
1 abacate grande e maduro
Folhas de alface
1 bulbo pequeno de erva-doce fatiado bem fino

Corte o abacate em fatias, passe harissa verde nas duas fatias de pão. Recheie com as fatias de abacate, fatias de erva-doce e uma folha de alface. Feche, corte ao meio e sirva.

green-harissa-sand.jpggreen-harissa-sand.jpg

Comentários

Fer,

Obrigada pelas dicas, sou meio (muito) indecisa, por isso acabo até perdendo ingredientes por querer sempre fazer algo muito bom com eles!
O que é uma tristeza, por isso estou tentando me organizar.
Até pq o Bento começou a comer comidinhas agora e eu estou nesse processo de comida pra ele e comida pra nós..

Fiz a harissa e o sanduba ficou simplesmente divino! Como sempre suas receitas não tem erro..

bjinhos e obrigada

R: Nina, às vezes tambem perco ingredientes por querer fazer algo muito bom. mas estou melhorando! fico feliz que gostou da harissa. O Bento logo vai querer comer a comida dos pais! beijo :-*

Fer, adorei essa ideia de um email so' pra receitas...

acho que vou abrir uma conta - voce usa gmail pra isso?

R: Sally, é muito pratico. eu uso uma conta extra no meu dominio, chucrutecomsalsicha so pra isso, mas gmail tambem vale. fica razoavelmente organizado e arquivado.

Adorei essa harissa verde, vou fazer pois estou numa fase de cilantro! rs!!
Ana

R: aproveita, Ana! :-)

Hola Fer! Me emocioné cuando vi que hacías un sandwich de aguacate. En México hacemos tortas de frijoles y aguacate o tortas de aguacate con queso. A mi me encantan los tacos de aguacate con salsa verde o únicamente con sal. Por qué no pruebas una torta, busca teleras o bolillos (así se llama el pan),y si no encuentras házlos con chapata.
Un abrazo!
Andrea

R: querida Andrea, muito obrigada pela dica, vou buscar por receitas de teleras ou bolillos! um beijo :-*

Essa Harissa verde ficou um espetáculo, fiz ontem de noite, exatamente como vc fez! Amei, muito obrigada por compartilhar coisas tão simples e maravilhosas! Bjos Dani

R: muito obrigada por me contar, Dani! um beijo :-*

Fer,
Amanhã mesmo vou testar, depois venho contar como ficou...
Queria te perguntar se você faz todos os pratos pra semana de uma vez ou se cozinha todo dia (já que reparei que leva marmita!).
Usa algum aplicativo pra organizar/planejar a semana ou cada dia uma inspiração?
bjs e obrigada!

R: Nina, eu cozinho apenas alguns dias, normalmente no sabado, domingo e segunda e dai comemos as sobras. se precisar faço outras improvisações e as vezes cozinho na sexta, mas ja nao consigo mais fazer comida diariamente como eu fazia antes. eu nao uso nada, so mesmo os ingredientes que recebo e são a base, dai procuro receitas ou acho algo e marco, é um pouco desorganizado. beijo! espero que goste da harissa verde!

Que bom que os comentários voltaram! Eu conheco a pasta harissa vermelha, mas essa com ervas parece um sonho com a combinacao de coentro e hortela! Melhor ainda com o sanduiche com abacate, tenho que experimentar! Só falta convencer o marido a comer algo com coentro, se nao vou ter que dar conta do recado sozinha :P

R: oi Karla, acho que finalmente consegui resolver o problema aqui com os spammers. nem eu acredito que consegui reabrir os comentarios! \o/ a harissa vermelha é uma delicia, mas essa verde é mais. tenta fazer com salsinha ou manjericão, ao invés do coentro. se fizer me conta o resultado.

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.