tomates ao creme

tomate-creme.jpg

Estou tentando manerar na compra de tomates, mas não está fácil, pois eles estão tão abundantes e lindos! E também porque sei que daqui a pouco eles desaparecerão e só vou comê-los novamente no verão do próximo ano. Bom, o que fazer com uns tomates heirloom lindos que estavam estourando de maduros? Abri o livro Vegetable Literacy da Deborah Madison e voalá—apareceu a receita que estava me perseguindo há um tempo. Na foto no livro esses tomates com o creme parecem tão gostosos e inspiram conforto, como o título da receita sugere [comforting tomatoes in cream with bread crumbs and smoked salt]. E é isso mesmo. Tão cremoso, tão delicado, um delicioso conforto para o nosso jantar de uma segundona super corrida.

1/2 xícara de creme de leite fresco
1 dente de alho espremido ou esmagado
Folhas de majericão ou estragão fresco
2 xícaras de tomates picados [*usei de duas variedades diferentes]
2 fatias de pão torrado
Sal defumado a gosto

Coloque o creme de leite numa panela com o alho e o manjericão e leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo imediatamente e deixe o creme descansar. Enquanto isso corte os tomates. A receita pede para remover a pele, fazendo um corte em cruz e colocando os tomates em água quente por uns segundos, depois em água fria, mas eu não fiz essa parte. Coloque os tomates cortados em quatro ou oito no creme. Ligue o fogo novamente e deixe o creme borbulhar por uns minutos. Desligue o fogo, tempere com o sal defumado, salpique com as torradas esmigalhadas e sirva.

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.