tofu frito & bok choy

tofu-bokchoy.jpg

Tudo começou com um bloco de tofu e alguns bok choys orgânicos acumulados na geladeira. Dai eu vi essa receita no livro New Complete Vegetarian da Rose Elliot e fiquei toda animada e serelepe. Até ver que eu precisava de um vinagre de ameixa umeboshi para fazer a marinada. Olha, ninguém precisa fazer o que eu fiz—rodar todos os supermercados da cidade e atormentar os funcionários querendo saber se ali vendia o vinagre de ume plum. Tenho certeza que dá pra usar um vinagre qualquer. Mas eu não desisti até achar o tal vinagre, quando finalmente entrei no lugar certo—a lojinha de produtos asiáticos de Davis. Fiz esse prato pra um almoço de um domingo e preciso destacar o ri-fi-fi que foi na hora de fritar o tofu. Não sei o que fiz, se o fogo alto estava mesmo muito alto, porque a frigideira ficou em chamas umas três vezes, a casa se esfumaçou de uma maneira absurda e o exaustor em cima do fogão ficou todo preto. O Uriel depois me ajudou na limpeza e levou um tempão removendo o pretão do exaustor. No final ele pediu—vamos dar um tempo fazendo receitas asiáticas, por favor? Mas essa comida ficou tão, tão, tão, mas tão deliciosa. Não sei se foi também culpa do fogaréu, que deu um toque defumado ao tofu, mas essa marinada é de lamber os beiços!

1 bloco de 350 gr de tofu firme [*usei o sprouted]
2 ou 3 bok choys pequenos cortados ao meio
Sementes de gergelim para decorar
para a marinada:
2 colheres de sopa de vinagre de ameixa umeboshi
[*pode substituir por vinagre de vinho branco com um pouco de sal]
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de molho de soja [shoyo]
2 colheres de chá de gengibre fresco ralado
2 dentes de alho espremidos
2 colheres de sopa de molho de pimenta doce [*usei a gochujang coreana e adicionei um pouquinho de açúcar]

Escorra e seque bem o tofu. Corte o bloco ao meio e depois em fatias. Misture todos os ingredientes da marinada numa vasilha larga e rasa onde se possa colocar todos os pedaços de tofu numa única camada. Deixe o tofu marinando por uns 30 minutos. Aqueca uma frigideira em fogo alto e adicione as fatias de tofu, fritando por 2 a 3 minutos de cada lado. Transfira os tofus fritos para uma travessa. Coloque uma panela grande com água e deixe ferver. Mergulhe os bok choy na água fervente, cubra com uma tampa e deixe cozinhar por uns 4 minutos. Remova as verduras da água e escorra bem. Coloque na travessa com o tofu e regue tudo com a marinada. Polvilhe com sementes de gergelim e sirva imediatamente. Eu adicionei uns mini gyozas de camarão que comprei congelado na lojinha asiática. Preparei eles no vapor e adicionei ao prato.

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.