bolinho de caranguejo

crab-cake

Minha CSF me enviou caranguejos inteiros duas vezes, na primeira cozinhei com temperos e limão e comemos naquele estilo quebrando a casca, removendo a carninha e fazendo uma sujeirada. Não gostei. Da segunda vez, fiz toda essa parte sozinha [argh!] e decidi fazer bolinhos com a carninha. Sinceramente não curti muito remover a carne eu mesma, me deu muito nervoso, porque as pernas dos caranguejos têm pelinhos [ugh!]. Mas esses bolinhos ficaram bons. Procurei rapidamente por uma receita e usei a primeira que achei.

1 ovo caipira
3 colheres de sopa de maionese
4 colheres de chá de suco de limão
1/8 colher de chá de flocos de pimenta vermelha
1 colher de chá de estragão seco
1 colher de sopa de cebolinha picada
250 gr de carne de caranguejo
1/2 xícara de bolachas moídas no processador
1 colher de sopa de manteiga

Em uma tigela média misture o ovo, a maionese, o suco de limão, os flocos de pimenta vermelha, o estragão e a cebolinha. Misture a carne de caranguejo delicadamente. Aos poucos misture as bolachas moídas até obter uma consistência que fique fácil para modelar os bolinhos. Aqueça a manteiga em uma frigideira em fogo médio. Coloque os bolinhos na frigideira e cozinhe até dourar, por cerca de 5 a 6 minutos de cada lado. Sirva com fatias de limão.

Comentários

Fer
Ainda estou aqui rindo com a imagem da "limpeza" dos caranguejos...
Nesses 2 anos em que estou morando no Maranhão abri mão dessa tarefa (bem ingrata!!!). Também não consegui me acostumar com esse quebra quebra e tanta meleca! Aqui eles chamam de caranguejo toc-toc!
Mas adoro a carne dos bichinhos. Vou testar seus bolinhos depois de visitar o peixeiro (que já vende eles limpos!)
Beijo

R: Monica, que maravilha viver numa cidade de praia com todas essas facilidades! a carne é muito saborosa mesmo, mas só se for assim no seu esquema. um beijo! :-)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.