bolo de limão [& gengibre]

bolo_limao_gengibre

Fui buscar os ovos caipiras na fazenda e separei seis, porque queria fazer de novo esse bolo de fécula de batata italiano e colocar um pouco de limão na massa. Fui quebrando os ovos e separando as claras das gemas. Conselho que sempre segui—quebrar os ovos em cumbucas separadas, normalmente pra evitar que um ovo podre estrague toda a receita, mas aqui felizmente eu nunca achei um ovo podre, ainda mais esses caipiras que são coletados dois dias antes de eu trazê-los pra casa. Mas nesse dia não sei por que não usei a cumbuca e fui separando direto nos vasilhames. Os ovos frescos estavam tão molinhos, uma das gemas quebrou e escapuliu, caiu um tantão na vasilha das claras. NÃOOOOOOOOOO!!! Fui até na dabliudabliuweb procurar uma solução. Não tinha. As claras estavam arruinadas. O jeito foi arrumar outra receita com a mesma quantidade de ovos. Eu já tinha essa uma da MS engatilhada e foi a que fiz. Ficou um bolo bem gostoso, mas muito grande para duas pessoas. Acabou virando o acompanhamento do meu café da manhã por muitos dias, deu até pra enjoar.

Agora vou dizer uma coisa bem sincera e prática sobre o website da Martha Stewart: que lixo! Ela era uma referência pra mim dez anos atrás. Hoje fujo dela, da revista dela e principalmente do website dela. As receitas são boas, mas a revista [que eu assinava no iPad] perdeu a interatividade e o website está cada vez mais confuso, poluído, cheio de ruídos, você clica na receita e abre um banner gigante que cobre tudo, nota zero em UX/UI, ela deveria despedir todo o grupo que faz aquilo, peloamordedeus. Se tem um troço que me irrita é interface de website mal feita, atrapalhada e poluída, que não me deixa chegar eficientemente no que estou procurando. Que coisa irritante! GRRR!!!

1 xícara [2 tabletes de 113g] de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de raspas de casca de limão
1/3 xícara de suco de limão fresco (a partir de 2 limões)
1/3 xícara de gengibre cristalizado picado
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
2 e 1/2 xícaras de açúcar granulado
6 ovos caipiras grandes
1 xícara de sour cream

Pré-aqueça o forno a 350ºF/176ºC. Unte uma forma bundt, com um buraco no meio, com manteiga e polvilhe com farinha. Em uma tigela média, misture a farinha de trigo, as raspas de limão, o gengibre picado, o bicarbonato e o sal. Reserve.

Numa batedeira, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média-alta até formar um creme, uns 4 a 5 minutos. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição; misture o suco de limão. Com a batedeira em velocidade baixa, adicione a mistura de farinha alternadamente com o sour cream, em 3 partes, começando e terminando com a mistura de farinha. Misture apenas até os ingredientes se incorporarem, não bata demais. Despeje a massa na forma preparada e bata firmemente numa superfície firme, para nivelar a massa e remover qualquer bolha de ar.

Leve ao forno e asse por 55 a 60 minutos. Remova do forno e deixe o bolo esfriar na forma por 30 minutos, depois desenforme sobre uma grade e deixe esfriar completamente. Se quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

bolo_limao_gengibre2.JPGbolo_limao_gengibre2.JPG

Comentários

Falou e disse! Eu ainda recebo email notification, mas cada vez que tem alguma receita que me atrai eu caio na armadilha e me arrependo...

e olha, nao e' so' ela nao - ate' food bloggers estao com sites cada vez mais poluidos - voce click em algo e esses pop ups pavorosos te fazer subscribe to the site, answer polls, watch a short video... e' altamente irritante.

eu raramento volto a blogs que optam por esse tipo de enfoque

R: tambem peguei desgosto, Sally... um beijo! :-*

Também conheço esse truque da casca, e costuma funcionar super bem!
Estou rindo até agora com o site da Martha Stewart...Realmente ficou muito ruim... Guardo os livros antigos dela com carinho...Eram bons! Beijos

R: Monica, espero que nao haja uma "próxima vez", mas vou guardar esse truque pra quando precisar. tambem fui muito fã dela, mas ta tudo demais de chato. um beijo! :-)

Oi Fernanda! Tudo bem? Que delícia esse bolo!
Estou sempre por aqui repetindo as receitas deliciosas que você compartilha, e sonhando com os bolos de ruibarbo que não consigo fazer no Brasil... rsrs

Se quiser dar uma olhadinha, compartilhei seu blog com as Vovós que lêem o meu, o Vovô Antenado. Está lá no artigo "Receitas e Milhões de Outras Coisas" =)

Um abraço!

R: oi Mariana! muito obrigada por compartilhar. vou olhar lá. super beijo! :-)

Olá! Tem jeito sim! Você pega uma metade da casca do ovo e vai recolhendo a gema. É muito curioso como parece que elas são "atraídas" pela casca. Eu faço isso sempre! Agora, se foi uma quantidade grande de gema, já não sei se daria...

Um abraço,
Samantha.

R: obrigada pela dica Samantha, nao sabia disso! mas dessa vez foi mesmo muita gema nas claras, acho que nao tinha jeito. abs!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.