Ter ou não ter?

Eu confesso que ainda olho com muita cautela e desconfiança para certos utensílios de cozinha feitos de silicone. Adoro minhas espátulas, meus pincéis sem cara de pincéis, e o meu mais novo Caco pega-panelas. Comprei outro dia um forro de silicone para assadeiras. Ainda não usei. Já vi muitas formas para bolo ou muffins, até da Le Creuset, mas sinceramente elas ainda não me seduziram. Olho, olho, coço o queixo, penso, penso, mas continuo silicon-ess em termos de formas. E não é nem questão de preço, pois aqui essas formas não custam tão super mais caro que as de metal, e algumas ainda veem acompanhadas de um suporte—uma pequena ajuda para a moleza do produto.

Hoje saiu um artigo no NY Times comentando e avaliando os utilitários de silicone. A jornalista fez até uma lista dos itens que ela recomenda e não recomenda. Acho que a minha intuição estava certa quanto às formas de bolo. Parece que na prática nem tudo funciona tão bem quanto se imagina. Vou continuar olhando, coçando o queixo e pensando...

Comentários

Fiz duas vezes bolo na forma Silicone da Silikomart, mas sempre fica um gosto "estranho". Acontece para vcs?! Bolo LINDO, just perfect, mas com gosto não rola....

Olá, gostaria de saber onde comprar os forros de silicone para assadeiras.
Grata pela atenção.
Neila Loch

Gostaria de saber por que fiz um bolo numa dessas tais formas de silicone e observei depois que esfriou que ficou um gosto estranho, coisa que não havia acontecido na forma de alumínio. Há alguma forma de eliminar esse cheiro das formas? Desde já agradeço a ajuda de quem puder me auxiliar. Obrigado

Ganhei uma forma de silicone, linda, em forma de estrela, mas não sabia como usá-la. Li todos os comentários do blog, que foram super válidos.
Resultado: untei muuito a forma e usei um taboleiro por baixo. O bolo ficou lindo!!! Assou com facilidade, mesmo no centro (tive medo de ficar cru, por causa do formato) e foi superfácil desenformá-lo.
Obrigada!

acabei de comprar uma forma azul linda de silicone, não sei como usá-la então como diz meu marido que na internet tem tudo, fiz uma pergunta no google com usar uma forma de silicone ai caí aqui e acho que já me arrependi da compra, mas como sou meia são tomé amanhã vou experimentá-la. conto depois.

abraços

Luciana

acabei de comprar uma forma azul linda de silicone, não sei como usá-la então como diz meu marido que na internet tem tudo, fiz uma pergunta no google com usar uma forma de silicone ai caí aqui e acho que já me arrependi da compra, mas como sou meia são tomé amanhã vou experimentá-la. conto depois.

abraços

Luciana

Oi, Eu gostaria saber onde e possivel comprar, na cidade de Sao Paulo, formas para muffins de metal. As de silicone sao muito caras e, para ser sincero, Eu nao olho para elas com muita confianza.
Alguem pode me ajudar?
JORGE

Oi, Fer.

Outro dia estava conversando com uma vendedora de uma loja chiquezinha de cozinha por aqui e ela deixou escapar que todo mundo volta na loja para reclamar da forma de silicone. Aparentemente ela não mantém e não espalha o calor por igual, causando diversos mini-desastres culinários. Detalhe: ela se referia às da le Creuset. Continue confiando no seu instinto!!

Abraços!

Fer, eu adoro os pincéis, as espátulas e o fouet. Ainda sou reticente com as formas, mas estou disposta a tentar.
Beijos

Fer, finalmente apareceu alguém para "abrir o jogo" sobre as tais formas de silicone. Passei mais de um ano namorando-as (e achando-as caríssimas). Eis que o meu marido me traz duas de anel, para bolos. Logo na estréia, o meu bolo se deformou apenas com o movimento das mãos para tirá-lo do forno.Nunca mais quis usá-las!Estou esperando que sejam aperfeiçoadas para voltar a investir nelas.Um abraço.

olha eu não troco as minhas formas de silicone por nada ,eu vi muitas antes de comprar e muitas de pouca qualidade e poucas com qualidade preferi pagar mais cerca de 15 e 18 euros cada mas são optimas para mim as melhores do mercado tem uma cinta rigida e a própia forma não é maleável como as que vi, estas pode pegar e põr sem problemas no forno ou congelador sem tabuleiro em baixo.vejam no site da teffal que mando e verão são maravilhoasas.

http://www.tefal.pt/tefal/All+Products/Cookware/Bakeware/Products/Proflex/Proflex.htm

Fer, não sei se ainda está interessada em mais uma opinião sobre as fôrmas de silicone.. mas vou mandar pq tenho uma dica tb. Concordo com a Márcia sobre a variedade de formatos, mas não aposentei as de metal.

Mas o GRANDE TRUQUE das fôrmas de silicone é uuntá-las MUITO nas 2 primeiras vezes que usar. Daí por diante elas não estrgam mais os bolos como mtas relataram...

Estreei minhas de muffins ontem e deu super certo..... Eu gosto de experimentar coisas novas!
Beijão!

Fer,

adoro a forma de silicone pela facilidade de desenformar. O problema eh que quem faz bolo aqui nao sou eu. So... it´s a problem or a solution? (para mim, alguem fazendo bolo eh uma solution!:)
beijoca
Ju

formas de bolo em silicone? Para levar ao forno? hum, essas modernices ainda não chegaram aqui, estou curios!

Tenho formas de gelo de silicone e são uma beleza na hora de tirar o gelo, não tem que fazer força, dar soquinho, nada disso. MAS na hora de colocar no congelador é um problema, já que a forma é molenga e exige um pouco de malabarismo para não cair água para tudo que é lado.

Tenho muita vontade de tentar as forminhas menores, bem pequeninas, porque queria poder fazer porções menores, fofinhas.

Bjs

Fer, eu sou que nem voce, fico la na loja wondering... depois saio e nao compro. Ja olhei pra elas milhoes de vezes. Mas eu tambem nao sou muito de forno nao, prefiro usar minhas formar testadas e aprovadas que sei que vao dar certo.

Acho que como a maioria das pessoas que comentou, eu também não me adaptei direito às formas de bolo. Tenho 2 de bolo eu uma de muffins, onde já fiz Petit Gateau, e até que deu certo.

Mas, sem dúvida alguma, meus apetrechos de silicone preferidos são as espátulas e colheres. Comprei um pincel também, mas não me entendi direito com ele...acho-o meio mole demais.

Amei o seu Caco pega-panelas e, ao ler o artigo do NY Times, não pude deixar de lamentar o fato de aqui no Brasil, ou melhor, em Juiz de Fora, onde moro atualmente, a gente não encontrar praticamente nada dessas modernidades na área de artigos culinários. Acredito que no Rio e em SP seja mais fácil encontrá-los... Tenho vontade de experimentar aquela luva, mas assim que vi pra vender no Rio estavam tão caras que eram proibitivas. Sempre que "passeio" pela La Prima.com fico louca com tudo o que pode ser comprado por lá, e mesmo o site da SiliconeZone é de fazer a gente viajar, não?

Fezoca, não fui muito feliz com minha forma. Em duas tentativas o bolo não desgrudou nem com a mcacumba mais braba. Agora com gelatina, uma beleza,sai facinho. Tenho forminhas de muffins individuais tbém, mas não são lisas, são com aquele zig-zag, que nem forma de papel, e tbém é difícil de sair, sai, mas sai ainda um pouco grudando. Ainda não peguei a prática não... bjs

Fer, eu confio desconfiando, mas tive tão boas experiências com formas de muffins que adquiri também uma forma de anel que tem se mostrado muito eficiente. Espátulas e pincéis reinam!
Cheguei a comentar sobre os prós e contras um tempo atrás (http://www.dadivosa.org/?p=147), pois estava intrigada com a segurança desse material.
Amei o artigo, obrigada! ;***

Fer, ou Fezoca, faco minhas as palavras da Ana (querida). Tenho uma tipo bundt cake e uma menor pra pudim. Pode ser que eu mesma seja a culpada, mas ateh agora, foi fracasso total.

Bom, mas a menor pra pudim, eu acho que estava asking too much, pois alem da forma de silicone, tentei fazer TRES vezes o pudim de leite no microondas (seguindo receitas aprovadissimas em diversos sites): fiasco, hecatombe, desastre. {sniff}.

Os (dois) bolos tb deram em explosao..triste..

Ainda nao me dei por vencida, mas..more power to you!! Keep shopping..eu ainda nao me convencih:))

Abs

Bri

Acho que depende de que uso você vai fazer das formas de silicone, Fer. Eu adoro fazer uma porção de coisinhas em miniatura, bite-size, e para isso as formas de silicone são bem práticas, há inumeros moldes diferentes que não encontro em metal. Mini-madeleines, financiers, tartlets, boats e cannelé são meus preferidos. Agora, para fazer aquele bolo que sempre dá certo na mesma velha forma de metal, continuo fazendo nela mesmo, jamais aposento nenhuma delas. Enfim, acho que as formas de silicone não vieram para substituir as de metal, só estão aqui para incrementar o arsenal já excessivamente extenso dos foodies.

oi, Fer
Eu tenho tres diferentes formas de silicone: todas aprovadíssimas.
Mas, confesso que eu levei um tempinho para, digamos, acostumar com a idéia de usá-las.Acontece que meu marido(que faz deliciosos bolos) incentivou-me e daí fui fazendo e aprendendo a usá-las.
Hmmm...Mas,penso que leva mesmo mais tempo para lavá-las.
Obrigada pelo link do artigo do NY Times.
Beijos,
Claudia

Fer, vc ta certa, continue olhando e wondering, pois a minha experiencia com a forma de bolo sinceramente nao foi das melhores.
Creio q as formas de muffins sejam melhores, inclusive ate queria comprar aqueles "silycups" q ficaram popular por ai, uma gracinha, p/ fazer muffins individuais, mas ainda nao arrisquei.
Enfim, comprei uma forma de silicone p/ bolo daquelas "bundt cake pan" sabe? Ela eh linda, vermelha, e eu paguei um preco excelente em uma loja otima de produtos de cozinha, porem nao sou muito fa da forma nao.
Primeiro q a forma eh mole, entao se eu coloco ela direto na grade do forno o bolo sai com mini vales na superficie por causa da grade (entende?).
Por ela ser mole eu preciso entao coloca-la sobre uma assadeira, cookie sheet, p/ poder apoiar, porem, eis q fazendo assim o bolo q era p/ sair arredondado quando desenformado sai com a superficie achatada, devido ao uso do cookie sheet de apoio e do peso da massa dentro da forma de silicone q a faz ficar pressionada contra o cookie sheet. Fora q os pontos de contato com o cookie sheet ficam mais escuros, amassados e beeem mais corados q o resto do bolo.
Resumindo (depois de escrever um livro!), eu fiquei super decepcionada com o resultado e estou inclusive com uma forma aqui para ser doada aqueles q quiserem experimentar. Caso vc se interesse me avise q eu mando-a p/ vc! hehe!
Acho q o negocio vai ser mesmo eu investir em uma daquelas formas bonitas de cast iron da Williams Sonoma q eu sempre babo quando passeio pela loja!
Beijos!!
Ana

Fer, eu ia comentar esse artigo no meu blog mas voce escreveu primeiro :) Eu tenho uma forma de metal com silicone para muffins e acho otima. Pra tirar os muffins dali de dentro e uma beleza e imagino que pra fazer empadinhas deva ser uma maravilha (ainda vou testar, mas eu sempre lembro de como era chato desenformar empadinhas naquelas forminhas de metal). Tenho tambem um pincel de silicone que adoro, bem melhor para lavar do que o pincel tradicional. As outras coisas nao experimentei ainda, mas como o autor do artigo escreveu, tem muita coisa de silicone hoje em dia que nao tem por que.

Eu sou das que acredito que o material tem implicação directa no sucesso de uma receita!
Beijinhos

Fe, confesso que nao tenho tido problema com as minhas formas - a não ser um cheirinho levemente peculiar que sai do forno - o cheiro de silicone em alta temperatura.

Hello there!

encontrei seu site por total acaso, e que experiencia deliciosa!

Como voce, sou brasileira, so' que casada com um americano e com tres stepsons americanos e dois caes igualmente americanos....

morei na California um bom tempo, na Franca idem idem, e now ca' estou, em Oklahoma (of all places!)

nunca tinha encontrado um foodblog em portugues e o seu e' o primeiro - vou mostrar ao meu amado, que esta' aprendendo portugues e tenho certeza que vai curtir suas peripecias culinarias

ps - adorei a almofada do rato morto. Imagino que meu Jack Russel iria destroca-la em pedacinhos

Hugs,

Salete (Sally above the Equator) Newton

Fer eu adoro minhas espátulas e o pincel também, as formas eu tenho e não curto nem um pouco achava que era apenas eu que não gostava muito, tenho uma que o bolo sempre queima mesmo eu colocando ela dentro de uma fôrma de alumínio eu não consigo entender o que acontece.

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.