butternut squash gnocchi

nhocao_abobora_S.jpg

Na cartinha do final do verão já fomos avisados que por uma eventualidade agrícola estaríamos lidando com uma avalanche de abóboras neste outono. O pessoal da fazenda aconselhou que nos preparássemos bem para enfrentar essa súbita invasão cor de laranja, com muitas receitas criativas porque abóboras abundariam dali pra frente. Dito e feito. Já tenho uma coleção de variedades de abóboras na minha cozinha, com diferentes cores, formatos e sabores. E agora? Perguntam vocês. Já estou me virando. Respondo eu.

A revista SUNSET trouxe, na edição de outubro, uma seção de receitas com abóbora. Acho que vou testar algumas delas. A primeira foi essa, de gnocchi servido com manteiga e queijo. Ficou bem interessante. As sobras eu servi no dia seguinte com um molho simples de tomate caseiro. Também ficou muito bom.

2 xícaras de abóbora cozida, sem casca e sem sementes
3 a 3 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1/4 colher chá de noz moscada ralada na hora
1/4 colher chá de pimenta do reino branca moída na hora

3 colheres de sopa de manteiga derretida
1/2 xícara de queijo parmesão ralado—ou pecorino ou asiago
Pimenta moída a gosto

Misture a abóbora com sal, noz moscada e pimenta. Vá acrescentando a farinha até dar o ponto. Enfarinhe bem uma superfície plana e sove a massa umas dez ou doze vezes. Faça rolinhos compridos e corte em pedacinhos com uma faca. Mantenha enfarinhados.

Numa panela com bastante água salgada fervendo, cozinhe os gnocchis por 3 minutos ou até eles subirem à superfície. Remova com uma escumadeira e reserve. Tempere os gnocchis com a manteiga derretida, o queijo ralado e com mais pimenta moída a gosto. Sirva imediatamente.

Comentários

Olá,acabei de tentar fazer o gnochi e estou arrasada,ficou péssimo,pesado,parecia uma cola.Com certeza foi por causa da farinha mas fui colocando até dar liga,até conseguir fazer rolinho e cortar.
E foi-se embora 1 kg de abóbora...que pena.

R: poxa... que pena mesmo... :-(

Fernanda eu adoro nhoque de abóbora! mas a farinha deve entrar em pequena quantidade, apenas para ajudar a dar liga. Experimente essa receita:

1 kg abobora
90 a 100 gramas de farinha
1 ovo
125 gramas de ricota
50 gramas de parmesão
noz-moscada
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Cozinhe as abóboras no forno por 1 hora a 180ºC ou até que fique macia(deixe secar bem). Descasque e amasse bem, incorpore a ricota, o parmesão e a farinha peneirada aos poucos. Depois as gemas o sal e a pimenta, por final incorpore as claras batidas em neve. se estiver muito mole incorpore mais queijo parmesão.

Eles são mais chatos de fazer porque temos que molda-los com duas colheres em forma de quenelle, mas ficam muito saborosos.

também gosto de perfumar a manteiga com sálvia, e pra não desperdiçar nada, torro as sementes de abóbora depois as quebro e sirvo por cima do nhoque.

Eu fiz esse nhoque no último domingo mas serví com um sugo picante com camarões, foi um sucesso.

bjs

R: André, muito obrigada pela receita e dicas! No domingo eu tinha conversado com um senhor italiano, especialista em gnocchi, e ele frisou a importancia de usar pouquissima farinha para fazer essa massa. Entao pensei que essa receita aqui nao esta muito autentica, porque vai muita farinha--e eu achei que ficou um tantinho pesado, mas... beijo, Fer

Fiz gnocchi há uns dias e ando com vontade de fazer de novo. Vou usar esta sua receita, Fezoca!

Fer, estou sofrendo com uma avalanche de pimetões!!!
E eles são bem menos versáteis do que as abóboras!!

Olá Fer,
gostei dessa sugestão. Como gosto de quase tudo o que tem abóbora, mas tenho uma dúvida: nós em Portugal não comemos gnochi e gostaria de saber como vocês o comem? Como acompanhamento?
Beijinhos.
Susana
PS: Espero que o e-mail já dê. Se não der, responde por aqui que eu venho cá ver.

Fer, estava pensando em nhoque de abobora essa semana mesmo!
Aqui tbem ja chegou o fall e as maravilhosas aboboras estao comecando a aparecer cada vez mais. O q me deixa mais do q feliz pois eu AMO aboboras e tudo q eh feito com elas!
Ja fiz roasted butternut squash esses dias, ai como eh bom, nao?!
Sabe q ano passado fiz um nhoque de abobora (usando pure de butternut e abobora) e eu amei! Eu tentei com dois tipos de molho, um so com manteiga e sage, q ficou gostosinho, e outro com um molho feito de evaporated milk e queijo parmesao, que ficou di-vi-no!! Meu marido e meu filho gostaram tbem mas eu amei o nhoque com aquele molho cremosinho, ficou muito bom, e so de ver abobora ja estava pesnado em fazer novamente. Agora q vi o seu entao as lombrigas se empolgaram ainda mais!!
Beijao p/ vc, aproveite suas aboboras!! (de uma olhada no "vegan pumpkin muffins" no indice do meu blog, sao os nossos muffins preferidos, quem sabe vc gosta tbem! Eles congelam muito bem... apesar q aqui em casa nao duram muito nao! hehe!)
Ana

Suponho que não dê muito jeito enviar abóboras pelo correio, né?
Senão eu voluntariava-me para receber uma :)
Ficam lindas a decorar a cozinha! E são super saborosas :)

boa sugestão para a abóbora!!

bjs

YumYum!! mais um post de dar agua na boca:)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.