salmorejo

salmorejo_1S.jpg

Eu não via a hora que os tomates começassem a chegar no mercado, pra poder finalmente fazer em casa a receita da sopa fria que me encantou lá na Espanha—o salmorejo.

Comprei um tanto de tomates especialmente para isso. Fiz a receita que a querida Carlota tinha me enviado. Ela disse que faz muito essa sopa e por isso faz de cabeça, sem medidas. Eu acredito que dê mesmo pra ir se desligando da receita aos poucos, pois o salmorejo não tem segredo.

Gentilmente, a Carlota mandou uma receita com medidas e eu fiz exatamente. Usei tomates orgânicos e locais. Acho que tomate não dá pra não ser orgânico, né?

Como não tinha nenhum tipo de presunto, muito menos o ibérico, usei uns chips de bacon [bacon torrado]. E os ovos cozidos, é claro. Fiz um pouco mais rala do que as que tomei em Córdoba, mas ficou tão boa quanto. Vou te dizer, eu sinto uma onda de felicidade a cada colherada que como dessa sopa. Não tenho explicação racional pra isso, mas sei que o salmorejo vai retornar muitas vezes à minha mesa durante os próximos meses.

1 quilo de tomates orgânicos bem maduros
2 dentes de alho
2/3 xícara de azeite
1/4 de vinagre jerez [sherry]
Água gelada
250 gr de miolo de pão [eu usei de centeio]

Colocar o miolo de pão de molho na água por uns 30 minutos. Bater os tomates e o alho no liquidificador e passar por uma peneira, ou passar tudo no food mill. Colocar o pão embebido na água no liquidificador, jogar lá o tomate batido e coado, juntar o azeite, o vinagre, sal a gosto e mais água gelada até chegar na consistência desejada. Servir com ovos cozidos picadinhos ou em fatias e presunto ibérico ou outro tipo em cubinhos. Essa sopa pode ser guardada na geladeira e fica tão boa quanto no dia seguinte.

Comentários

Ferzita, eu fiz :-) Vai pro blog logo logo...

Ah, esqueci, outra pergunta: e pra usar vinagre de sherry ou serve a bebida sherry mesmo?

R: Luciana, eh uma sopa com consistencia de sopa creme, porque voce bate tudo no liquidificador. Nao eh aguada. Eh vinagre Sherry, como esta escrito na lista de ingredientes, nada a ver com a bebida Sherry.

Fer, eu tambem nunca quis provar sopa fria mas essa ai esta me dando agua na boca e vou testar.

Uma pergunta: qual e a consistencia dessa sopa? Eu sei que voce falou consistencia desejada, mas ela e mais aguada, mais grossa tipo creme, so pra eu ter uma ideia de como e a original ;-)

Obrigada,
Luciana

Fer, e hoje lá fiz finalmente esta maravilha!!!!
Acabei por não usar nem ovos, nem presunto ou similar, foi mesmo simples e fresquinha.
Usei pão caseiro de tomate seco e alecrim, que tb torrei e coloquei como croutons.

Adorámos!
Já sou fã de gaspacho, mas esta sopa foi uma enorme surpresa.
Amanhã, com o que ficou no frigorífico, vou comer com todos os extras.

Beijinhos.

R: eba!:-) gostei da ideia dos croutons. beijo! Fer

Fer, quando pretendia fazer um post falando de Córdoba, para mostrar a cidade, minha filha sugeriu que eu fizesse salmorejo, mas tenho restrições à sopa fria. Então, resolvi fazer flamenquines. Segue o link do post:
http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2009/05/cordoba-e-flamenquines_15.html
A cidade é linda, não conheci, minha filha que esteve lá.
Bjs.

Fernanda, visito o seu blog quase todo dia. Adoro as fotos, as receitas e estou inspiradíssima por sua cesta de orgânicos, tanto que vou aderir aqui em Fortaleza. Linkei o seu blog no meu na seção "Comer para Viver".
Bjs!
Socorro Acioli

olá Fer! hoje está um friozinho que pede uma sopa quente! mas vc sabe como é o inverno aqui no Brasil! às vezes esquenta e pode ser que de pra tentar(senão espero o verão!),pois estou louca de vontade de experimentar uma sopa fria faz tempo! faz tempo que estou com o gazpacho( acho que não é assim que escreve!) na cabeça!!obrigada por mais essa dica!
abs Ligia

Fer,

os tomates vão crus, mesmo? Vou fazer esse final de semana. Estou babando aqui!

Bjs

R: sim, cruzissimos! beijo, Fer

Fer, se eu te disser que nunca tomei uma sopa fria na vida, vc acredita? Até mesmo a vichyssoise, eu experimentei quente!! Morro de vontade de provar, mas o medo q o Má e a Isa nao gostem acaba sendo maior... mas olha, com a tua receita deste salmorejo.... estou beeeeeeeem tentada!!
Se eles nao curtirem, eu como sozinha... rs
Bjão,

Mari

R: Mari, eu entendo que tem quem nao goste ou ache estranho, mas as sopas frias sao realmente deliciosas. e eu estou super animada com elas nesta temporada, entao eh capaz de voce ver muitas por aqui. mas no arquivo tem outras--de pepino, de amêndoas, a de salsao que fiz outro dia, todas otimas! tente e depois me conte. beijo, Fer

Fer Querida,

Não imagina como eu fico feliz por ter contribuido com um micro grão de areia para essa sua felicidade ao tomar a sopa.

Beijão,
Carlota

R: Carlota, você contribuiu muito! Obrigadissima, beijo, Fer

Salmorejo, Fernanda, é bem parecido com o que o Saramago diz na A viagem do elefante. 'Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam'. Uma delícia no verão, um refrigério!
abraços
t.

Fer, essa sopa parece um gaspacho light!! Vou fazer por aqui pois a sopóloga, a Dé, adora!
Já usou agar-agar pra estabilizar espuma ??
Abs.

R: Edu, cruizcredo, espuma não é comigo não! :-) abs, Fer

Fer, quando você falou desta sopa na sua viagem a espanha, eu a marquei: pesquisei receitas e tb fiquei à epsera do bom tomate!

E agora que ele está a chegar, e no seu blog já se fez anunciar, sabia que mais dia menos dia ia ver esta rceita aqui!!
:)

Vou fazer. Vou, vou!
:)
Beijinhos.

Oi Fer

Não sou de sopas frias, acho que porque a primeira que comi me assustou - eu não estava preparada para algo frio. Mas essa parece bem boa, quem sabe experimento para ver se mudo de idéia sobre esse tipo de sopas.

Beijos!

R: Elena, prove! garanto que você não vai se arrepender. beijo! Fer

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.