pão de farinha de arroz

paodearroz_1S.jpg

Fui dar uma geral na minha prateleira de farinhas e dei de cara com dois pacotes de farinha de arroz. Por mais eclética que eu seja na cozinha, tenho certeza que receita nenhuma que eu tenha feito ou pretendesse fazer necessitaria de dois pacotes de farinha de arroz. Mas vá lá, os pacotes estavam com a data de expiração se aproximando e precisavam ser usados asap.

Me falta tempo, destreza e paciência pra fazer receitas elaboradas. Por isso escolho sempre as coisas fáceis. E rápidas. Rodei a web atrás de algo vapt-vupt pra usar a farinha de arroz e caí nesta receita de pão feito com amêndoas e farinha de arroz.

Vou dizer, essa farinha tem uma textura diferente. Quando misturei os ingredientes, pensei que aquilo não iria vingar. Mas parece que vingou. Não ficou realmente um pão comum—ele não cresceu e ficou bem denso. Mas ficou ótimo até depois de muitos dias. Tostei o último pedaço em fatias na frigideira de ferro. Não ficaram mal. Troquei as amêndoas pela macadâmia, porque era o que eu tinha disponível no dia.

O resto da farinha usei pra refazer esses muffins que ficam tão estranhos quanto o pão, mas são bem saborosos. Não refiz esta receita bem interessante de creme de arroz persa, mas se alguém quiser tentar, fica a dica!

almond and rice flour bread with poppy seeds
1/2 xícara de amêndoas sem a pele [*usei macadâmias]
1 1/2 xícara de farinha de arroz
4 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de sementes de papoula
1/2 xícara de iogurte
1/2 xícara de água
1 ovo grande
1 clara extra de um ovo grande
2 colheres de sopa de óleo vegetal

Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma de pão com manteiga. Coloque as amêndoas com 1/2 xícara da farinha de arroz no processador e moa bem até obter uma farinha. Adicione o restante da farinha, o fermento, sal e 2 colheres de chá de sementes de papoula e misture rapidamente.

Numa vasilha separada misture o iogurte, a água, o ovo e a clara extra.

Com o processador ligado, vá adicionando a mistura liquida pelo tubo, até formar uma massa compacta. Coloque na forma untada, polvilhe com o resto das sementes de papoula e asse por 55 minutos. Remova do forno e deixe o pão esfriar numa grade. O pão corta melhor depois de algumas horas descansando ou no dia seguinte.

Comentários

Sabe, está quase impossível encontrar semente de papoula por aqui. A venda não está proibida, mas a fiscalização e desembaraço na alfândega fazem os fornecedores desistirem de trazer ao país. Eu sempre peço para os amigos viajantes trazerem um pacotinho na mala.

bjo

R: nunca entendi o por que disso..beijo

Fernanda, td bem?? Acompanho sempre seu blog! Acho incrível o que vc faz com suas receitas! São de dar agua na boca...adorei o paozinho!
Beijos

R: obrigada, Stella! um beijo pra você. :-)

Oi Fernanda, não sei quanto a textura da massa, mas a cara ficou boa. Eu encaro se vc mandar um pedaço, pode ser até a fatia tostadinha :-) Beijos, Paula

Ô Fê, teu blog é um alento quando bate uma canceriana saudade de casa, dos mimos da mãe e da mulherada da família...
Beijos, querida!

Ando fuçando seu blog de vez em quando e tenho gostado muito das receitas e das fotos!
Aquele limão amarelo que vc usa (meyer) é o limão siciliano?

R: que bom, Raquel, seja sempre bem-vinda. o limão meyer e o siciliano sao diferentes.

Ai, to com a Brisa, sei nao! haha! As vezes coisas feita com arroz fico muito com gosto de... bem... arroz. Parece meio tonto falar isso, mas eu acho q nao curto muito gosto de arroz fora do arroz!
Apesar q eu gosto daqueles almond thins crackers - e sao feitas com farinha de amendoas e de arroz ne?!
Ana

hmm..sei nao Fer..hehe

Bjssssss:)

R: ficou crocante, Bri! hahaha! beijoooooos!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.