gelatina de vinho com frutas

gelatina_vinho_1S.jpgNesta época não tem jeito, tudo gira em torno das frutas por aqui. E eu adoro! Por isso estou com o novo livro da Deborah Madison, Seasonal Fruit Desserts pra lá e pra cá, abrindo e fechando, marcando páginas e sofrendo com ansiedade por não poder por todas as receitas em prática de uma só vez. Aos pouquinhos, vou testando. E essa com gelatina já brilhou no palco iluminado, exatamente como deveria. Ela recomenda um vinho doce ou espumante. Eu usei um Sauvignon Blanc e achei que ficou perfeito. As frutas ficam a critério de cada um. Eu usei cerejas rainier, pêssegos e blueberries. A autora avisa que por causa do alcool essa gelatina demora mais para solidificar e é isso mesmo. Planeje fazer de um dia para o outro. E lembre-se que essa sobremesa é só para maiores de 18 anos—ou de 21, dependendo do país onde você estiver! [Pisc!]

1 pacotinho [8 gr ou 1 e 1/8 de colher de sopa] de gelatina em pó sem sabor
1/3 xícara de açúcar orgânico
1/2 xícara de vinho [ou água, eu usei vinho]
1 1/2 xícara de vinho
2 colheres de sopa de suco de limão
1 1/2 xícara de frutas frescas cortadas em pedaços pequenos [ se quiser salpique com um pouquinho de açúcar e pingue suco de limão]

Numa vasilha pequena coloque 1/4 xícara de água ou vinho [usei vinho] e polvilhe a gelatina por cima. Reserve.

Numa panela misture 1/2 xícara de vinho com o açúcar e leve ao fogo, mexendo bem com um batedor de arame até o açúcar dissolver completamente. Remova do fogo e junte a mistura de gelatina. Mexa bem e adicione o resto do vinho e o suco de limão. Coloque num refratário molhado e leve à geladeira até a gelatina ficar firme—pelo menos umas 6 horas. Corte a gelatina em cubos com uma faca, coloque em copos ou taças alternando com a fruta picada. Sirva imediatamente.

Comentários

Fer, você faz as gelatinas mais lindas do mundo!

Uma bebedeira de frescura :) Não dá para usar agar-agar, será que solidifica mais depressa?

R: tenho certeza que dah pra fazer com agar-agar. vou testar neste final de semana. :-)

Fer, linda foto, dá vontade de pegar da tela e comer.
Uma dúvida: Pode ser feito com agar-agar?
Bjos
Dani

R: dá sim, Daniella! bjo

Fiquei com tanto desejo que talvez me arrisque no inverno mesmo! :)
Beijos!

Fer, foto esplendorosa e receita matadora. Também gosto de de inventar umas gelatinas (faz tempo que não faço!) e de dar um "alquinho" pras frutas :)
Adorei!

Fruta eh o q ha de melhor durante o verao, eu tbem amo!! Adorei a receita!
Uma vez comi uma salada de frutas misturada com gelatina em cubinhos feita com vodka (muito parecida com essa sua!), nossa era tao diferente e tao deliciosa, eu gostei muito! Deve ficar ainda mais gostoso assim com vinho branco!
Ana

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.