gelatina de uva branca
[com uva negra assada]

gelatina-uva1S.jpg

Minha preguiça de cozinhar só não tem sido maior do que a minha preguiça de escrever. Tenho certeza absoluta de que estou precisando de férias, daquelas pra não se fazer absolutamente nada, apenas comer, se divertir e dormir. A situação está tão crítica que outro dia abri uma correspondência do TripleA e deixei o booklet que eles me mandaram dobrado na página dos cruzeiros pelo Alaska. Minha vontade era pegar um navio e ficar pelo menos uma semana longe de tudo. Mas tem que ser navio, avião não vale!

Como um cruzeiro pelo Alaska está fora de cogitação neste exato momento, separo este tempinho para contar que umas semanas [meses?] atrás me deparei com umas uvas negras muito interessantes no Farmers Market. Chamadas de black maroo grapes elas são bem doces, bem escuras e tem um sumo que mancha os dedos. No dia que comprei as uvas, preparei uma receita inventada de halibut frito na manteiga queimada com molho de uva negra. Foi só queimar a manteiga, fritar o peixe, bater as uvas no liquidificador, coar, juntar à manteiga na frigideira e deixar reduzir. No final acrescentar um punhadinho das próprias uvas cortadas ao meio. Ficou realmente uma delicia e não teve sobras.

Mas o que sobrou das uvas frescas, infelizmente, encalhou. Daí que resolvi assar as frutas, pra dar um toque diferente e assim não deixar elas serem desperdiçadas. Você pode assar no forno, mas eu fiz na churrasqueira, as uvas embrulhadas numa folha de papel alumínio bem grosso e salpicadas com um pouquinho de brandy. Essas uvas assadas renderam. Acompanharam uma panna cotta básica de baunilha e depois essa gelatina de uva.

As uvas brancas vieram na cesta orgânica e estavam arriscadas a virar uva passa quando me deu um cinco minutos. Vou confessar que não sou, nunca fui lá muito fã das uvas. Para fazer a gelatina, bati as uvas brancas no liquidificador com quase nada de água, coei e medi duas xícaras. Como faltou um pouquinho de suco pra completar duas xícaras, completei com um pouco de leite [por isso essa aparência cremosa]. Uma xícara foi pra panela com um pouco de mel para adoçar e 1 colher de sopa de agar-agar. Deixei ferver, desliguei o fogo, juntei a outra xícara de suco de uva e coloquei em forminhas de gelo molhadas. O agar-agar solidifica rapidíssimo, entao em meia hora você poderá ter uma sobremesa. Servi com as uvas negras assadas. Ao invés de virarem passas, as uvas, brancas e negras estrelaram num prato salgado e em duas sobremesas. High five!

Comentários

To LOUCO por essa panela esmaltada (essa da foto do peixe)laranja ou amarela!

:S

Adorei o final do post. Foi tomando um ritmo frenético (ou eu que li num ritmo acelerado?) e high five foi pra fechar com chave de diamante! (rs)

Não deixe de nos escrever.

Por favor.

Bjs!

pois é...
nunca te vi, sempre te li, e sempre te admirei... e, apesar de nunca ter trocado uma palavra contigo - exceto em sonho, porque RÁ! já sonhei um par de vezes contigo - lembrei-me de teu aniversário, como quem, no meio do turbilhão dos trabalhos intermináveis e dos debates políticos, lembra do aniversário de uma amiga de longa data...
Feliz...
Muita...
Todos...
Hoje... e todos os dias!

beijukiss

hum simples e elegante!
Estive proximo de voce esta semana passada. amei o calorao que estava em Sac na casa dos 40C. Fui ver o show to Muse no Arco Arena que foi otimo.
sera que vamos nos encontrar algum dia rs.
abracao e happy Fall.
Heguiberto

Nega, que linda sobremesa de gelatina de uvas brancas com as uvas negras enfeitando, eu amo uvas!!! Nega, espero que tenha passado um aniversário muito feliz, cheio de alegria e as pessoas queridas ao seu redor. Estou em Pinda desde quarta-feira, amanhã - sábado - to voltando pra casa. Sair de casa é bom mas a perspectiva de voltar também é ótima. Aguardando ansiosa a sua vinda, beijos! Nega Lu

Happy Birthday, Fer!! Three is a charm (three times, three places sending you wishes..hehe)

Amiga, que esta ano que inicia na sua vida seja maravilhoso, como os anos tem que ser..

Beijos e Happy Friday too!:)

Bri

Olá, Fer!

Sempre acompanho seu blog, e adoro suas gelatinhas!! Mas tenho um sério problema com o agar-agar! Ele sempre fica com uma textura de areia (na hora de comer!)... não gostei muito!! Será que não coloco o suficiente, mesmo seguindo suas receitas? Ou pode ser a qualidade dos que acho por aqui, pelo Brasil? Tem alguma dica?

Beijos!

R: oi Gabi, nao sei o que poderia ser, mas vai ver que você precisa diminuir um pouco a quantidade? vai testando. a textura da agar-agar é mais densa que a da gelatina comum, mas não é como areia. boa sorte! beijo

Oi Fer:
Passei pra te desejar um feliz aniversário, afinal atualmente as cozinhas são locais para comemorações e encontros.
No melhor estilo, desejo paz e amor !!!!
Beijo grande.

O que eu gosto mesmo é de ler seus textos! São tão deliciosos como as receitas! E que fotografias lindas!

Isso é que foi render :) Já eu gosto bastante de uvas, aqui não ficariam encalhadas nunca! O agar-agar é mesmo poderoso, fiquei fã dele!

Fico deliciada com as gelatinas que apresenta. Tão simples, saborosas e nutritivas. Cá fica mais uma para experimentar.
Beijinhos

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.