panna cotta de coco
[com ameixa em calda]

manjar-branco-fino_1S.jpg
manjar-branco-fino_2S.jpg

Essa é uma panna cotta, feita com uma receita de panna cotta, nem tenha dúvida. Mas confesso que a minha real intenção foi fazer um manjar branco, só que com ingredientes melhores, sem ter que engrossar o creme com maizena—que é como eu me lembro que os manjares brancos eram feitos. Tirando esse detalhe, o resto é bem semelhante à nossa sobremesa clássica brasileira. Servida com a calda de ameixas, que sempre foi a melhor parte pra mim. Uma sobremesa que é a combinação perfeita do creme com a fruta.

Usei a receita de panna cotta da Alice Waters que sempre uso porque é fácil de fazer fica sempre perfeito. Só fiz a adaptação para incluir o leite de coco. Usei um leite de coco orgânico que tive que praticamente cortar com a faca para remover da lata. E o creme de leite fresco de sempre, também orgânico e que também preciso cutucar pra ele sair do vidro. Eu acho que esses detalhes de qualidade fazem a diferença no final. Para a calda, usei umas ameixas naturebas sem sorbato de potássio. Essa panna cotta ficou absurdamente sedosa e cremosa. Um verdadeiro manjar!

para o creme:
2 xícaras de creme de leite fresco
2 xícaras de leite de coco
1/4 xícara de açúcar
1 envelope de 7 gr de gelatina em pó sem sabor
3 colheres de sopa de água

Dissolva 7 gr de gelatina em pó sem sabor em 3 colheres de sopa de água. Reserve. Numa panela, coloque as xícaras de creme de leite e de leite de coco e o açúcar. Leve ao fogo médio e esquente bem a mistura, mas não deixe ferver. Remova do fogo e adicione a mistura de gelatina e mexa bem. Se precisar bata com um batedor de arame. Coloque em uma forma grande molhada ou em forminhas individuais. Leve à geladeira por pelo menos 6 horas.

para as ameixas:
2 xícaras de ameixas secas
3/4 xícara de açúcar
1-1/2 xícara de água
Suco e raspas da casca de 1 limão [*usei o Meyer]

Misture todos os ingredientes numa panela, deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe até formar uma calda grossa. Desligue o fogo, deixe esfriar bem e sirva as ameixas com a panna cotta.

Comentários

Nega, que delícia... a gelatina eu tenho, o leite de côco e as ameixas... falta o creme de leite... mas será que dá pra fazer com leite ao invés, pra ficar mais light? Vou tentar, depois lhe conto! Tá tudo bem por aí, neguita? To fazendo teste pra pegar uma tradução grande... a hora que tiver tempo, me chama pra uma prosinha rápida no Skype, okay? Beijos! Nega Lu

Oi Fernanda, estou sempre acompanhando seus posts e sempre gostando! Hummm essa panna cota está muito convidadiva! Deixei um selo de qualidade para vc lá no meu blog... bjos http://ehbb.blogspot.com/2011/01/selo.html

R: obrigada, Edna!

Faz umas semanas, inspirada pelas suas receitas, eu comprei um saquinho de agar agar. Quem sabe não me animo com essa receita? ;)

Eu tive um fase quando criança que não gostava de manjar. Não me lembro bem pq. Mas quando morei em Barcelona resolvi fazer uma feijoada para os amigos de lá e minha mãe sugeriu um manjar de sobremesa. Fiz e o povo ficou louco e eu tambem gostei muito.

Sobre os ingredientes, vc sabe que concordo com vc em termos de qualidade. Mas tenho minhas dúvidas se gelatina é melhor do que maizena... Depois que visitei um curtume e vi de onde vinha a gelatina, fiquei meio ressabiada com esse ingrediente...

Fora isso, o manjar parece dos deuses ;)

R: voce pode usar o agar-agar, Alex. mas a qualidade é referente ao creme e leite, nao tem nada que ver com a maizena ou gelatina.

Wow ! ! ! eu não sou de comentar... mas ADOREI tudo que vi por aqui, e até esqueci o que eu procurava na internet... Parabéns!!!

Querida Fer


a mais antiga e saborosa das sobremesas! de fácil
execução. Vc me fez lembrar de tempos passados na casa da minha avó paterna. Manjar de côco e doce de banana de rodinha (aquele rõxo).
Saudades...
bj Fer!

R: saudades de você, Fafah querida! beijo!

Manjar é uma das minhas sobremesas favoritas e esta panna cotta está mesmo com cara de um belo manjar, muito bem acompanhada de ameixas... secas, claro :)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.