salsa [assada]

salsa-assada_1S.jpg

Não sei quanto a vocês, mas eu tenho o péssimo hábito de muitas vezes não ver ou perceber o óbvio, como se uma tontice crônica tomasse conta do meu ser. Nem cogito ou penso em certas coisas, opções ou ideias até *plin* ver alguém fazendo.

Foi o caso dos tomatillos e da salsa de tomatillos. Há anos recebo esses tomatinhos esdruxúlos na cesta orgânica todo santo verão e todo ano eu sofro porque não sei bem o que fazer com eles. Já servi em saladas e já fiz salsa, mas sempre usando eles crus, que eu achava ser o mais comum. Até que vi uma moça fazendo salsa com eles cozidos no evento do Chez Panisse em Berkeley. Ela cozinhava os tomatillos junto com cebolas e pimentas jalapeño numa frigideira elétrica e depois batia tudo no liquificador com temperos.

Esse foi o meu *plin* pros tomatillos. Fiz uma salsa então, primeiro cozinhando alguns deles, mais uma cebola cortada ao meio, duas bullhorn peppers [que são umas pimentas vermelhas alongadas e doces] e uma pimenta jalapeño. Fiz tudo na churrasqueira para aproveitar o fogo num dia em que grelhei outras coisas, mas pode-se fazer numa frigideira ou mesmo no forno. Depois que estava tudo cozido, coloquei no liquidificador. Só removi os cabinhos das pimentas, nada mais. Juntei o suco espremido de um limão verde [que aqui chamamos de lime], mais sal e azeite. Ficou uma salsa meio picante e meio adocicada, bem cremosa e vermelha, por causa das pimentas. Comi com chips de multi grãos da minha marca natureba favorita—Food Should Taste Good.

Comentários

Oi Fer. Desde que estive no Mexico uns 10 anos atras, tenho o sonho de encontrar tomatilhos e fazer uns molhinhos. Nunca encontrei; os mercados e lojas importam um monte de coisas mas tomatilhos, parece que nao. Imagino que so se encontra no Mexico e nos EUA?
Abracos.
P.S. Seu blog continua uma delicia de ler ....

Fer, eu aprendih a fazer assim num dos livros da Isa Chandra (Veganomicon, eu acho). Na primeira vez ateh pensei: mas eu que estou do ladinho do Mexico que deveria saber..hehehe.. :)

Sua salsa ficou super apetitosa!! Yum!!:)

R: super verdade, Bri! :-D

Fer, ficou com uma cor linda sua salsa, muito apetitosa. Aqui em casa os meninos sao fas de roasted salsa, eh a preferida de todos!
Bjs
Ana

Estou com água na boca, além de bonito, só pode ser uma delicia. Nham.

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.