torta de abobrinha
[com ricota & tomilho]

torta-abobrinha.jpg

A autora dessa receita diz que mesmo num dia baforento de verão valia a pena ligar o forno para fazer essa torta. Resolvi seguir o conselho e tive que concordar com ela. Essa torta fica muito saborosa e super leve, quase comemos ela inteira. Servi no almoço com apenas uma salada de tomates pra acompanhar. Usei uma abobrinha verde e amarela que comprei no Farmers market e aquela ricota feita em casa.

para a massa:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
3/4 colheres de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
8 colheres de sopa de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos
3 colheres de sopa de água gelada

para o recheio:
150 gramas de ricota fresca [* usei a feita em casa]
Raspas ralada da casca de 1 limão [*usei o verde--tahiti]
1 abobrinha grande, cortada em fatias finas no mandoline
4 ramos de tomilho limão fresco
Um fio generoso de azeite extra-virgem
Uma pitada de páprica defumada
3 colheres de sopa de queijo pecorino romano ralado

Pré-aqueça o forno a 425º F/ 220ºC. Para fazer a massa adicione a farinha, o sal e o açúcar numa vasilha grande e misture com um batedor de arame para combinar. Espalhe a manteiga sobre os ingredientes secos e esmigalhe tudo junto rapidamente com a ponta dos dedos até formar uma textura de farofa. Polvilhe a água fria sobre a mistura e mexa com um garfo até formar uma massa densa. Pode fazer isso num processador de alimentos, que foi como eu fiz. Pressione essa massa em uma forma de 25 cm com fundo removível.

Para fazer o recheio misture a ricota e as raspas de limão em uma tigela pequena. Espalhe a mistura em uma fina camada sobre a massa já na forma. Disponha as fatias de abobrinha por cima da ricota. Regue com um fio de azeite e salpique com as folhas do tomilho limão. Polvilhe a pitada da páprica sobre as abobrinhas e por último espalhe o queijo ralado. Leve ao forno por 20 minutos, até que as bordas estejam douradas. Remova do forno, deixe esfriar um pouco, desenforme e sirva.

Comentários

Oi, minha dúvida é se precisa pré-assar a massa antes de colocar o recheio.

Bj

R: nao, vai tudo cru pro forno. bj!

Fer, coincidentemente cheguei hj com abobrinhas lindas. Fui procurar outra receita e vi esta. Tinha quase tudo em casa -até a farinha integral, menos a ricota. Mas um jeito de cabra clamava por uso na geladeira, e com uma pequena adaptação a torta ficou ótima !
Fore abraço. Receita definitiva aqui em casa.

R: que legal, adorei saber, Wair! um abraço

Hummm, adorei, vou fazer amanhã. Retangular eu tb nunca vi, mas tenho a quadrada! E é nela que vou fazer! bjs

R: faz sim! bjo!

Ei Fer! Adoro as receitas da Jennifer Perillo! Essa semana vou colocar no meu blog a sopa de tomates assados dela, que parece bobinha até, mas fica uma delícia! Agora, com seu "selo de qualidade", vou por essa torta na lista também!

Um beijo,

Marina

R: que delicia, Marina! beijos

Observei que vc fez a receita em uma forma retangular de fundo removível. Eu nunca encontrei uma forma assim, sempre vejo e tenho duas redondas. Eu sei que não tem importância de fazer retangular ou redonda, apenas que achei curioso, pois por aqui não temos a retangular. Abços.

R: Ani, eu que inventei de colocar na forma retangular, mas na receita original a forma é redonda mesmo. abs!

Pré-aqueça o forno a 425º F/ 220ºC. Para fazer a massa adicione a farinha, o sal, o fermento e o açúcar numa vasilha grande e misture com um batedor de arame para

R: fui checar a receita original e tá lá o fermento nas instruções da receita, mas como ele nao esta na lista de ingredientes e eu nao coloquei na minha versão, ja retirei do meu texto. obrigada.

Bom dia, adorei a receita. Voce esqueceu de mencionar a quantidade de fermento

abraços

R: não vai fermento nessa massa. abs!

Fer,
receita anotada. Adoro abobrinha e gostei da receita da ricota caseira. Vou fazer igua.
Abração.

R: depois me conta, Demas! abs!

Adicione seus temperos

O formulário de comentários teve que ser desativado temporariamente por causa de um problema com spammers. Será reativado assim que eu conseguir resolver essa chatice. Desculpem e obrigada, Fer