crumble de cereja
[com ruibarbo & hibisco]

crumble-cereja1.JPG

Senti um fluxo de excitação logo que vi essa receita, justamente no pico da temporada das cerejas. Faço muito chá com as folhas secas de hibisco. É uma delicia. Simplesmente coloco umas duas colheres de sopa das folhas numa jarra, encho com água e coloco na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte eu removo as folhas, espremo um limão, coloco o chá numa jarra com tampa e levo pro trabalho, onde beberico o dia todo. As flores de hibisco são tão perfumadas, fiquei super animada de poder usá-las numa receita. Saí na missão de comprar os ruibarbos e fiz o crumble, que servi num lanche de tarde de domingo.

para o recheio
6 xícaras de ruibarbo picado, dividido
20 ou mais cerejas sem caroço e cortadas ao meio
1 xícara de açúcar mascavo
2 ou 3 colheres de sopa de folhas de chá de hibisco

Numa panela de fundo grosso colocar 4 xícaras de ruibarbo picado, as cerejas, 1 xícara de açúcar mascavo e o hibisco. Misture bem, cubra a panela com uma tampa e cozinhe em fogo médio-baixo até que o ruibarbo comece a liberar líquido e se desfazer, por cerca de 10-12 minutos. Adicione as 2 xícaras restantes de ruibarbo picado, misture bem e retire do fogo. Reserve.

para a cobertura
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 farinha de trigo comum
1/2 xícaras de aveia em flocos
1/4 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de amêndoas fatiadas
1/2 colher de chá de canela em pó
6 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 400ºF/205ºC. Em uma tigela misture as farinhas de trigo, a aveia, o açúcar mascavo, as amêndoas, a canela e o sal. Com os dedos ou um cortador de massa junte a manteiga até obter uma mistura farofenta. Despeje o recheio de fruta em um refratário e em seguida coloque a cobertura uniformemente por cima. Leve ao forno e asse por 22 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e sirva, puro ou com uma bola de sorvete de creme.

crumble-cereja2.JPGcrumble-cereja3.JPG

picolé de matcha & chia

matcha-pops.jpg

Faz meses que ando obcecada pelo matcha, o chá verde em pó. O seu sabor graminoso faz um par perfeito com leite e frutas em pratos açúcarados. Como ainda estamos sentindo as vibrações baforentas do verão, essa ideia de picolé caiu como uma luva. Usei o leite de amêndoa, mas ninguém impede que se use o leite de vaca ou qualquer outro leite. Já as sementes de chia são essenciais, para encorpar e dar volume à esses picolés verdes.

1 e 1/2 colheres de chá de pó matcha
3 a 4 colheres de sopa de néctar de agave
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 xícaras de leite de amêndoa [sem açúcar]
1/4 de xícara de sementes de chia

Numa tigela misturar bem, usando um batedor de arame, o leite de amêndoa com o matcha em pó, o agave e o extrato de baunilha. Junte as sementes de chia e coloque a tigela na geladeira por pelo menos 1 hora ou até que a mistura fique mais espessa e mais gelatinosa. Misture tudo com uma colher para desfazer partes embolotadas das sementes. Divida a mistura entre os moldes. Congelar durante três horas ou durante a noite. Desenforme e aproveite

picolé de framboesa & matcha

raspberry-matcha.jpg

Foi difícil conseguir não pensar obsessivamente nessa sobremesa com matcha que fez imenso sucesso de público e crítica. A combinação de sabores ficou tão boa que resolvi experimentar fazer uma versão liquida, batendo iogurte natural com mel, framboesa congelada e o matcha. O próximo passo foi transformar isso num picolé. Usei framboesas congeladas, que amassei com um pouco de açúcar e um pouquinho de sementes de chia. Coloquei essa mistura no fundo das forminhas de picolé. Daí misturei iogurte natural com o matcha em pó e mel a gosto. E completei as forminhas com o iogurte. Garanto que ficou tão gostoso quanto ficou bonito.

bolo de chá preto & frutas

tea cake

Num domingo eu encasquetei que queria fazer um bolo usando uma infusão de chá preto. Procurei, procurei, procurei, até achar essa receita [a última no final da página], que preencheu todos os requisitos. O resultado foi um bolo bem denso, com bastante fruta e um leve toque do chá Earl Grey. As medidas dessa receita são um pouco estranhas, mas eu usei uma balança e deu tudo certo. A temperatura nos fornos ingleses equivale à do convection oven que deve ser comum por lá, mas ainda não é por aqui. Eu tenho a opção de convection no meu forno, mas calculei a conversão—335ºF no convection equivale a 360ºF no forno comum ou 182ºC.

275g de frutas secas [*usei cerejas e passas brancas]
300ml de chá preto bem forte, de preferência Earl Grey
60g de açúcar mascavo
raspas da casca de uma laranja
2 ovos caipiras grandes
275g de farinha de trigo
2 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1/2 de colher de chá de canela
1/4 de colher de chá de noz-moscada
1/4 de colher de chá de sal

Unte com manteiga e forre com papel vegetal uma forma retangular de pão. Pré-aqueça o forno a 360ºF/ 335ºF convection/ 182ºC.

Coloque as frutas secas e o chá juntos em uma panela e deixe ferver por 1 minuto. Em seguida adicione o açúcar e deixe esfriar um pouco antes de adicionar as raspas da casca de laranja e os ovos. Em uma tigela misture a farinha, o fermento em pó, gengibre, canela, noz-moscada e sal.

Adicione os ingredientes secos à mistura de chá e mexa levemente até ficar bem misturado. Despeje a massa na forma de pão e asse por 50-55 minutos. Remova do forno, deixe esfriar, desenforme e sirva, acompanhado de chá se quiser.

tea caketea cake

panna cotta de matcha

matcha panna cotta

Não sei como foi que cheguei nessa receita, porque não estava buscando por nada parecido, não tinha a intenção de preparar nenhuma sobremesa e nem tinha a maioria dos ingredientes. Fui às compras especialmente para fazer a receita e essa [e fazer uma limpeza e organização na garagem] foi a melhor decisão e ação do meu final de semana. Essa panna cotta fica um primor de cremosidade e faz uma integração perfeita entre o sabor denso do matcha e a vivacidade da framboesa. Eu não quis usar framboesa fresca fora de época, então substituí pela congelada. Cogitei não usar as sementes de chia, mas ela deixou a mistura de framboesa com uma textura mais engrossada de pudim, que fez a diferença.

1 xícara de leite integral
1 envelope [7gr] de gelatina em pó sem sabor
1 xícara de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de matcha—o chá verde japonês em pó
1/2 xícara, mais 1 colher de sopa de açúcar
1 fava de baunilha cortada ao meio, sementes removidas
1 e 1/2 xícaras iogurte integral sabor baunilha
1 xícara de framboesas frescas [*usei congeladas]
2 colheres de sopa de sementes de chia

Numa uma panela grande, misture 1/2 xícara de leite, o creme de leite fresco, o matcha e 1/2 xícara de açúcar. Raspe as sementes da fava de baunilha e adicione tudo ao leite. Leve a mistura para cozinhar em fogo médio, mexendo até o açúcar se dissolver. Retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos. Coloque a 1/2 xícara de leite restante em uma tigela pequena e polvilhe a gelatina por cima. Deixe descansar por 15 minutos até a gelatina amolecer.

Coe a mistura de matcha por cima da mistura de gelatina. Mexa bem e quando a mistura esfriar um pouco adicione o iogurte e mexa bem. Amasse as framboesas com um garfo e adicione 1 colher de sopa de açúcar e as sementes de chia. Coloque uma colher da framboesa no fundo de 6 copinhos ou taças, despeje com cuidado 1/2 xícara da mistura de matcha em cada copo. Leve à geladeira por 3 a 6 horas ou até firmar. Remova da geladeira e sirva.

bolo de earl grey & laranja

bolo-earlgrey-laranja.jpg

Achei a ideia desse bolo feito com o chá preto misturado com a laranja, absolutamente genial. Coincidentemente eu tinha acabado de comprar uma dúzia das laranjas cara cara, que é uma variedade com polpa avermelhada. Até que gostei do resultado, mas achei que ficou um pouco doce demais pro meu gosto. A culpa foi do glacê. Se eu for refazer essa receita certamente usarei apenas um terço da quantidade do açúcar do glacê ou talvez nenhum açúcar, só regando o bolo com o suco e o chá. Mas se você é fã de coisas mais adocicadas, essa é uma receita ideal. Não curti muito, mas não preveni outros de curtirem—levei o bolo pro meu trabalho, deixei ele na cozinha e em trinta minutos não tinha nem um farelo no prato. Sucesso!

1/4 de xícara de açúcar branco
1/4 de xícara de açúcar demerara
1 xícara de açúcar de confeiteiro
2 ovos caipiras
7 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida e fria
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
4 saquinhos de chá earl grey [da melhor qualidade possível]
6 colheres de sopa de suco de laranja cara cara
[*pode substituir laranja navel ou suco de tangerina]
1 colher de chá de água de flor de laranjeira

Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma redonda de 20 cm com manteiga e forre com uma rodela de papel vegetal ou manteiga. Misture açúcar e os ovos em uma tigela e bata bem até ficar cremoso e leve. Adicione a manteiga derretida e misture bem. Peneire a farinha, o sal e o fermento juntos e adicione à massa. Abra os saquinhos de chá e despeje as folhas em uma tigela pequena. Despeje o chá na massa e mexa bem. Misture o suco de laranja e água de flor de laranjeira. Despeje a massa na forma preparada, leve ao forno e asse por 20-25 minutos até que o bolo esteja cozido no centro. Remova do forno, deixe esfriar completamente e inverta o bolo em um prato antes de colocar o glacê.

glacê de laranja e earl grey
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado
1 e 1/2 colher de sopa de chá earl grey preparado bem forte
1 colher de sopa de suco de laranja
Misture o açúcar de confeiteiro com chá e suco de laranja até ficar um creme grosso. Despeje sobre o bolo e deixe descansar por pelo menos 30 minutos antes de servir .

we drink tea

we drink teawe drink tea
we drink teawe drink tea
[ with our pinkies up! ]

affogato com earl grey

affogatoearlgrey.jpg

A ideia é genial e não é minha, mas sim da rainha de todas as boas ideias—Martha Stewart. É só substituir a dose forte de café por uma dose forte de chá earl grey [eu fiz uma xícara com dois saquinhos]. Adquirir um sorvete de baunilha da melhor qualidade e afogar algumas bolas com o chá quente. Não pode ficar enrolando, o sorvete tem que se manter um pouco inteiro enquanto é devorado.

bolo de chocolate & earl grey

bolo-choc-earlgrey_1S.jpg

Eu tinha decidido não comprar nada de chocolate para a Páscoa, porque meu filho avisou que iria viajar e eu perdi a motivação para fazer qualquer coisa celebrativa para esse evento. Sem falar que eu mesma não como muito chocolate e normalmente tenho que desovar as sobras desse tipo de festividade no meu trabalho. Mas uma amiga que mora em outra cidade avisou que viria me visitar no sábado à noite e como eu sei que ela curte comemorar a Páscoa com chocolate, resolvi fazer esse bolo para servir de sobremesa acompanhado por sorvete. Gosto dessas misturas diferentes que o chocolate proporciona. E essa com o chá earl grey fica realmente auspiciosa. O aroma e sabor do chá harmonizam perfeitamente com o chocolate, fazendo um bolo muito saboroso.

6 pacotinhos de chá earl grey [ou 2 colheres de sopa do chá solto]
1 xícara de água
1/2 xícara [8 colheres sopa] de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos
2 xícaras de açúcar
115 gr [4 ounce] de chocolate amargo derretido* e em temperatura ambiente [usei o 70% cacau da Scharffen Berger]
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara de iogurte natural
Açúcar de confeiteiro pra decorar

Pré-aqueça o forno em 350° F /176ºC. Unte uma forma com um furo no meio [bundt] com manteiga e polvilhe com chocolate** em pó.

Prepare o chá, imergindo os 6 saquinhos na xícara de água fervendo. Deixe descansar por 5 minutos, remova os saquinhos da água e reserve o chá.

Na batedeira, bata a manteiga, os ovos e o açúcar até formar um creme fofo. Junte o chocolate derretido e em temperatura ambiente. Junte a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, o iogurte e o chá. Bata bem e despeje a massa na forma untada.

Asse por mais ou menos 50 minutos ou até o centro do bolo estar totalmente cozido. Remova do forno, deixe esfriar e vire o bolo numa travessa. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

*derreti no microondas por 1 minuto, mexi, depois por mais 1 minuto. deixe esfriar completamente antes de adicionar na massa.

**polvilhei com um achocolatado tipo nescau que eu tinha comprado pros meus sobrinhos tomarem café da manhã quando eles estiveram aqui em dezembro e sobrou. funcionou super bem. mas pode-se também usar o cacau em pó.

bolo-choc-earlgrey_2S.jpg

gelatina de chá preto

gelatina-chapreto_1S.jpg

Idéias para fazer gelatinas super gostosas e saudáveis sem corantes ou sabores artificiais não faltam. Mas parei resoluta nessa versão feita com chá. Fiz e não deu certo da primeira, pois achei que não tinha gelatina em pó suficiente. Refiz, mudando algumas coisinhas e voilá! Usei um chá preto que o Uriel trouxe da China e como não dava pra ler instruções na caixa, coloquei 1 colher de sopa das folhas pra cada xícara de água. E acrescentei half and half, porque gosto de chá com creme [fancy that!]. Servi com cubinhos de laranja e ficou uma sobremesa super leve e diferente.

2 xícaras de chá preto já preparado e em temperatura ambiente
1 xícara de água fervendo
1/2 xícara de half and half [ou creme de leite misturado com leite]
3 envelopes de gelatina sem sabor [cada envelope tem 7gr]
1/4 xícara de açúcar

Numa vasilha salpique a gelatina sobre o chá preto e deixe por 5 minutos. Numa outra vasilha misture o açúcar na água fervendo e mexa bem até dissolver completamente. Junte o half and half. Misture o chá com a gelatina à mistura de água e açúcar. Misture bem e coloque tudo numa forma molhada. Leve á geladeira até a gelatina ficar bem firme. Desenforme com cuidado—se precisar coloque o fundo da forma rapidamente em água quente, decore com frutas frescas da sua preferência e sirva.

para a noite de domingo

torta-pera-inst4S.jpgtorta-pera-inst1S.jpg
torta-pera-inst3S.jpgtorta-pera-inst2S.jpg
chá de gengibre & torta de pera

[hot cider tea]

cider-tea_1S.jpg

Ideia super genial que vi na edição de outubro da Martha Stewart Living. Ao invés de usar água para fazer o chá, usa uma cidra de maçã ou um suco de maçã puro [do fosco, não do translúcido]. Daí é só imergir o saquinho ou folhas de chá da sua preferência no suco fervendo. A revista recomenda o Earl Grey, mas eu usei o Lady Grey e ficou uma delícia. E como o suco já é naturalmente doce, nem é necessário adicionar açúcar. Pra mim, que prefiro chá completamente sem açúcar, ficou um pouco mais doce do que eu esperava. Mas não foi motivo forte o suficiente para me impedir de sorver essa bebida incrementada com grande satisfação!

chá para um

cha-para-um_1S.jpg

Adoro misturar as peças que tenho—muitas órfãs ou incompletas, que compro na thrift store. Num pisque, juntei essas três para poder tomar meu chazinho de gengibre enquanto trabalhava no computador. O bule custou três mangos na ponta de estoque, o copinho e o prato que virou bandeja foram adquiridos por centavos na loja de segunda mão. E combinaram tão bem!

um chá com a Valentina

chá com Valentina
chá com Valentina
chá com Valentina
chá com Valentinachá com Valentina
chá com Valentina
chá com Valentinachá com Valentina
chá com Valentina
chá com Valentina
chá com Valentinachá com Valentina
chá com Valentina

Marcamos de nos encontrar na saída do metrô em Notting Hill. Foi a primeira vez que fui me encontrar com uma amiga blogueira totalmente às cegas, pois apesar de conhecer a Valentina e o Trem Bom há anos, nunca tinha visto uma foto dela. Por alguns minutos fiquei lá parada com aquela expectativa estranha, olhando para cada rosto que se aproximava pensando, será ela? Mas quando ela chegou, sorridente e já de braços abertos para um abraço, não me surpreendi. A Valentina é exatamente o que ela nos passa pelo blog. Nem precisa mesmo de foto!

Fomos caminhando pela noite gelada pelas ruas de Notting Hill, conversando sem parar, até que encontramos um lugarzinho simpático para beber um chá. Eu não vou saber dizer onde fica exatamente, mas era uma loja, com coisas lindas de decoração, uma boutique de roupas no subsolo e um restaurantezinho no fundo da loja. Ainda não eram nem 6pm, apesar da escuridão, e portanto ainda poderiamos oficialmente pedir um chá da tarde.

A Valentina que me orientou nos pedidos, pois eu queria provar algo tradicional inglês. Pedimos então duas tortas—pra mim a banoffee pie com banana fresca e pra ela uma treacle tart com custard. Bebemos chá, of course, eu fui de hortelã fresco e a Valentina de lapsang souchon, um chá bem aromático, que ela mesma disse que não é todo mundo que gosta. Achei o aroma bem defumado, mas não provei.

Conversamos tanto, tanto, que até constrangimos o garçon. Fomos caminhando novamente pelas ruas de Notting Hill, paramos numa livraria para olhar livros de culinária e depois a Valentina me acompanhou até a minha estação, pra não ter perigo de eu pegar o lado errado da linha às nove da noite. Foi de uma delicadeza ímpar.

Tivemos um encontro de duas dinossauras da velha guarda dos blogs de culinária brasileiros. Já fizemos e vimos muita coisa e contínuamos firmes, ou quase. Esses são laços importantes, que eu gosto de preservar. Valentina, muito obrigada pela noite tão agradável! e espero um dia poder retribuir toda a sua gentileza, quando você for me visitar lá do outro lado do mundo!

Earl Grey tea cookies

earl_grey_cookies_s.jpg

Definitivamente, eu não sou uma cookie person, nem pra fazer, nem pra comer. Cookies não são o meu cup of tea, embora eu coma biscoitinhos que eu compro no supermercado, mas eles precisam ser simplíssimos, quase sem açúcar, sem recheio, sem cobertura. Quanto mais simples melhor.

A primeira e última vez que fiz cookies em casa foi no aniversário de cinco anos do Gabriel, que coincidiu—ano e mês, com a passagem do cometa Harley pelo céu do nosso planeta. Então o motivo da festa foi, a pedido dele, o tal cometa. O bolo foi feito por uma profissional, com cobertura branca de coco e no formato de um cometa estilizado. Dai eu fiz gelatina em forminhas de estrelas e comprei um cortador de cookies de estrela e fiz lá os tais cookies, que pelo que eu me lembro não ficaram muito apetitosos nem fizeram sucesso com os pequenos convidados. Pudera, devia ser cookies naturebas que eu gostaria de comer e achei que todos também iriam gostar. Sobrou cookies a beça!

Por isso nunca me interessei muito por essa categoria da culinária. Mas outro dia topei com uma receita que achei impressionantemente interessante. Tratava-se de cookies feitos com folhas do chá Earl Grey, que é sem dúvida um dos meus favoritos. Eu já tinha feito uma receita bem interessante com esse chá no passado, os Earl Grey pots de créme que ficaram deliciosos. Nunca mais refiz a receita do cremezinho, mas os cookies eu precisava tentar. Parecia facil e foi. Só dei uma mancada, deixando eles ficarem mais tempo do que o necessário dentro do forno. Meu cabeçao na cozinha é uma coisa irritante. Mas desculpemos. Os cookies ficaram bem interessantes, apesar de um tantinho marronzinhos demais. Provei acompanhado com chá de laranja, onde mergulhei os retangulosinhos—chomp!

Earl Grey tea cookies
faz duas dúzias

1 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de folhas do chá Earl Grey
1/4 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de baunilha
1 colher de chá de água
1/2 xícara / 113g de manteiga sem sal

Coloque todos os ingredientes secos no processador e pulse até as folhas de chá ficarem bem moídas. Acrescente a baunilha, a água e a manteiga e pulse até formar uma massa. Coloque a massa embrulhada em papel manteiga ou vegetal e ponha para gelar por pelo menos 30 minutos. Essa massa pode ser congelada.

Pré-aqueça o forno em 375ºF/ 200ºC. Corte a massa em rodinhas ou retangulos, disponha numa forma com espaço suficiente para os cookies expandirem. Asse por uns 12 minutos, ou até os cookies ficarem com as bordas douradas. Preste atenção e não deixe os cookies ficarem escuros, como eu fiz! Deixe esfriar numa grade, sirva ou guarde numa lata fechada.

Risoto de chá verde com camarão e banana

risottocamaraoebanana.jpg

Receita fabulosa da Lara, que eu fiz um pouquinho modificada, mantendo os ingredientes principais e a base do risoto. Ficou excelente, apesar do meu marido não-gourmet ter reclamado da presença da banana. Mas pra mim a banana é que deu aquele toque especial.

A receita original:
Risoto de chá verde com camarão e banana

Para o arroz:
500 ml de chá verde
1 litro de caldo de legumes
300 g de arroz arbóreo
100 g de manteiga * usei azeite por engano - distração
30 g de alho
60 g de cebola
150 ml de vinho branco
sal

Para o risoto:
900 g de camarão grande
2 limões sicilianos *usei o verde e acrescentei a casca ralada
25 g de gengibre
15 g de curry *não usei
7 g de açafrão *não usei
10 g de pimenta dedo-de-moça *usei chipotle em pó
2 bananas nanicas em rodelas
salsinha
sal e pimenta

Preparo:
Coloque o camarão para marinar no suco de limão. Junte as raspas do limão, o gengibre, o curry, a pimenta cortada em cubinhos e o açafrão. Numa panela, doure o alho no azeite, junte a cebola e acrescente o arroz. Junte o vinho branco e deixe evaporar, mexendo sempre. Coloque todo o chá verde e deixe reduzir até a metade. Comece a regar o arroz com o caldo até atingir a consistência desejada. Corrija o sal e reserve. Em outra panela, junte as rodelas de banana com o restante do caldo de legumes, agregue os camarões (incluindo a marinada) e o arroz. Mexa até dar o ponto. Salpique a salsinha e sirva.

* fiz um pouco diferente, pois grelhei os camarões na churrasqueira antes de acrescentar ao risoto com a banana e a salsinha. Fiquei meio assim de acrescentar os camarões crus e o marinado no risoto.

mint sun tea

suntea.jpg

Bebi o sun tea feito pela Elise com hortelã e verbena e achei uma delícia. Não fica com o sabor tão acentuado como no do chá comum, feito com água fervendo. Eu fiz só com hortelã—uma variedade chamada "chocolate" que se domina a minha horta há anos. Numa jarra ou garrafa transparente com tampa, coloque as ervas—use a mistura que quiser, adicione lascas de gengibre, casca de limão ou laranja, vale tudo! Encha de água filtrada, tampe bem. Como eu usei uma jarra, lacrei com filme plástico bem apertado. Deixe no sol por no mínimo duas horas. Ponha na geladeira e quando estiver bem fresquinho, beba. Esse chá feito no sol tem que ser consumido rapidamente, pois como não chegou a ser fervido, pode estragar fácil. *Não precisa tirar as ervas da garrafa ou jarra para servir. Elas fazem uma decoração linda dentro do vidro.

japanese tea garden

teagarden1.jpgteagarden3.jpg
teagarden2.jpg

Um passeio singelo que fizemos uns anos atrás, no Japanese Tea Garden no Golden Gate Park em San Francisco. O lugar não é apenas lindo, mas tem uma casinha de chá que é uma fofura total. Bom pra esquentar os ossos, já que The City é sempre fria, mesmo no verão.

earl grey pots de créme

earlgreypotcreme.JPG

Ainda estou com a idéia do Caramel Pots de Créme na cabeça, mas folheando uma Martha Stewart Living de Maio de 2003, me deparei com essa receita fantástica dos Potes de Creme de Earl Grey. Esses potes são umas fofuras, geralmente parecendo uma mini-panela com tampinha. Na falta dos originais, fiz numa xícara de chá, mas pode ser feito em potinhos comuns de sobremesa, desde que possam ir ao forno. Gostei dessa receita também porque ela só faz quatro potinhos, o que é uma quantidade mais que suficiente para duas pessoas. Aqui em casa as sobremesas sempre sobram.

Earl Grey Pots de Créme
1 xícara de creme de leite fresco - heavy cream
1 xícara de leite integral
2 colheres de sopa de folhas de chá Earl Grey
4 gemas de ovos
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de raspas de limão bem fininhas
1/8 de colher de chá de sal

Numa panela pequena misture o creme de leite, o leite e as folhas de chá. Leve ao fogo médio e deixe ferver. Apague o fogo, tampe e deixe descansar por no mínimo 30 minutos.

Pré-aqueça o forno em 325°F/165ºC.

Numa vasilha média bata bem as gemas com o açúcar, as raspas do limão e o sal. Aqueça novamente a mistura do chá e coe numa peneira bem fininha por cima da mistura de ovos. Bata bem, até ficar uma mistura bem cremosa.

Arrume os potinhos ou xícaras num refratário fundo. Coloque água fervendo até atingir metade dos potinhos. Distribua o creme igualmente nos quatro potinhos. Cubra com papel alumínio bem fechado. Faça dois furos no papel, para o vapor escapar. Asse nesse banho-maria por 30 minutos/

Remova o refratário do forno coloque os potinhos numa grade para esfriar. Deixe gelar bem e sirva.

*nota: o Earl Grey tem uma história peculiar na minha família. durante toda a sua adolescência, o Gabriel bebia esse chá com a maior abundância e pose por causa de um de seus ídolos, o Capitão Jean-Luc Picard. meu filho era [ainda é? não sei!] um trekkie.

três coisinhas boas

lemonsaltandpepper.JPG

Uma coisinha boa é um chazinho de gengibre: põe água numa panela, joga muitos pedacinhos de gengibre ralado bem fininho, uns cravos da índia e o suco de um limão. Ferve por uns minutos, coa na xícara, adoça com mel e glup, glup, glup, hmmmmmm....

Outra coisinha boa é o sal de limão, feito com a casca do limão que foi usado no chá. Raspa ele todinho com o raspador/ralador, mistura as raspas no pilão [óia tô usando!] com sal marinho e põe numa vasilha pra secar. Secando, coloque num container com tampa e use como quiser.

A última coisinha boa é essa pimentinha perdida, que eu achei no fundo da minha cesta orgânica. Tirei foto dela, porque agora só vou ver outra assim no meio do verão.

chás [para esquentar os ossos]

chapraesquentar.JPG



[VOLTAR]