Gourmet — primeira e última

GourmetGourmet
Gourmet
Gourmet
GourmetGourmet
Gourmet
Gourmet
GourmetGourmet
Gourmet
Gourmet
GourmetGourmet
Gourmet
Gourmet
Gourmet

Quem não lamentou o fechamento da Revista Gourmet? A notícia foi uma grande surpresa e deixou muita gente triste e atônita, pois a revista tinha história. Ela não era apenas uma revista lançada ontem, mas uma publicação com sessenta e oito anos de currículo. Pelas páginas da Gourmet passaram muitos nomes famosos, entre eles o de M.F.K. Fisher. A Gourmet era única e vai deixar um imenso vazio. Quando recebi meu último exemplar, levei uns dias para abrí-lo, pois me senti um pouco melancólica. Deu pra perceber que a decisão da editora foi súbita, pois nada nessa edição tem cara de despedida ou de fim. Confirmei essa sensação quando ouvi a entrevista com a Ruth Reichl na NPR onde ela relata a surpresa e a tristeza do encerramento inesperado da revista.

Anos atrás eu tinha corrido os olhos pela coleção da Revista Gourmet da biblioteca da UC Davis. Eles têm lá TODOS os exemplares, desde o número um, publicado em janeiro de 1941 até este último, datado de novembro de 2009. Pra mim resta o consolo de poder rever qualquer número da revista a qualquer hora. Publiquei minhas impressões dos primeiros números da Gourmet de 1941 e as da Gourmet de 1971, que já tinham uma cara bem diferente.

Hoje escolhi publicar, junto com a capa e umas páginas do último número, a capa e o conteúdo do primeiro número, para dar uma idéia do quanto a revista evoluiu nos últimos sessenta e oito anos. O número um trazia um desenho de uma cabeça de javali assada na capa e as páginas internas eram na maioria em preto & branco. Percebe-se no conteúdo a clara e onipresente influência francesa, que naquela época parecia ser a única referência para a alta gastronomia mundial. Hoje não é preciso mais colocar menu em francês para parecer chique e sério. Os EUA já fixaram terrítorio no mundo gatronômico e mesmo sem a preciosa contribuição da revista Gourmet, acredito que vamos continuar evoluindo, sempre para melhor.

Comentários

Amei as fotos das revistas antigas. Aquele javali com as macas em volta tem uma semelhanca "eerie" com a foto da ultima capa.

O primeiro número mostra inclusive um charuto próximo à comida! Os tempos realmente mudaram! Pena que a revista acabou!

Puxa, que bom que voce tem acesso a todos os numeros ai' em Davis!

eu adoraria encontrar por aqui, mas acho muito dificil. Realmente uma surpresa muito desagradavel o fim da Gourmet. Se tivesse sido a Bon Appetit, eu nao teria me incomodado...

Fui ler o seu post sobre as edições da revista nos 1970 e fiquei passada nas fotos: "after woman serves her meal, a man pay tributes to it" - proganda da bebida Grand Manier.

R: pois é, passei total tbm. felizmente evoluimos, ufa!

Eu tbem fiquei triste e quando li a noticia do fim da revista na hora pensei em voce Fer.
Eh uma pena pois a revista era muito boa. Eu nao assinava mas sempre q batia vontade de uma revista boa p/ ler eu recorria a gourmet. A ultima edicao q comprei foi a de julho, a capa azul me chamou atencao assim que li "ice cream" como uma das materias! rs!
Beijos!
Ana

Fer, teu blog também entrou na história, além de receitas, informações, dicas e muita cultura! Por tua influência, acabei de ler o livro da Julie Powel e amei, to esperando chegar o filme!

R: que bom, Olivia! espero que voce goste do filme tbm! um beijo

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.