o tomate que virou sugo

molhodetomates.jpg

Nessa época do ano eu chego a ficar desacorçoada, de tanto tomate que preciso usar rapidinho. Chegam tomates na cesta orgânica, geralmente naquela fronteira entre o maduro e o quase estourando pras bandas do podre. Não dá tempo de ficar pensando. Minha horta também está naquela produção desenfreada. Se eu fico um dia sem me esbaforir colhendo os ditos, já tem uns podres caídos no chão e comidos por habitantes das profundezas. O negócio é ser rápido no gatilho e nas idéias, pois como vocês já sabem, porque eu já repeti isso aqui zilhões de vezes—tomate não deve ser guardado NUNCA na geladeira!

Nessa época do ano eu como muitas diferentes variações de salada de tomate. Mas quanta salada de tomate um ser humano consegue comer até chegar no limite da insanidade? Faço também tortas e as vezes seco os ditos no forno, faço pasta com eles cortados em quatro e aromatizados com manjericão, ou uma bela sopa e até arraso nuns recheados provençal. Mas tem aquele dia que a única opção viável é cozinhá-los e fazer um bom e velho molho de tomate, daquele que congela muito bem.

Cozinhar os tomates cobertos com água. Quando esfriar, bater tudo no liquidificador e passar por uma peneira. Com esse purê pode-se fazer muitas variações do molho, com carne, bacon, linguiça, ou sem nada. Refogar cebola em bastante azeite e jogar o purê de tomates. Acrescentar um pouco de vinho, jogar folhas de manjericão, sal, pimenta do reino. Minha mãe usa o cheiro verde—salsinha, cebolinha, manjericão e põe na panela também uma cabeça inteira de allho, que vai cozinhar no molho e depois pode-se comer com pão. Se tiver sobras de carne ou linguiça, pode acrescentar. Cozinhar em fogo baixo por bastante tempo, ate o molho ficar bem grosso. Pode usar a panela de pressão, pra ganhar tempo. O molho tem que ficar bem grosso e manchar a panela, os pratos, o guardanapo, a roupa—cuidado, use um avental quando for manuseá-lo!

Comentários

Olá. Tá pra inventarem blog mais lindo que esse... Conheci ele no ano passado e desde então não saiu da minha lista de favoritos, não tenho visto há meses porque estou numa correria danada mas sempre que tenho um tempinho como agora aqui estou. E só uma observação as duas últimas receitas que você publicou, meu deus... me deixaram babando aqui a torta de creme de cranberry e de mousse de abóbora com chocolate branco, vão me fazer até sonhar com elas hoje. Parabéns pelo blog. Eu estava pesquisando sobre a diferença entre molho sugo e pomodoro na internet mas não cheguei ainda a uma conclusão, por isso estou lhe escrevendo, você sabe? Desde já grato e mais uma vez parabéns por essa belezura que é o seu blog e muito sucesso na sua vida linda!

R: muito obrigada pelo comentario Gabriel! fiquei feliz. infelizmente nao sei a diferença entre sugo e pomodoro, mas tenho a impressao que sao nomes diferentes pra mesma coisa, não? se descobrir, por favor me conta! :-)

Já disse que adoro seu blog? Adoro seu blog!

Essa do tomate eu não fazia nem idéia... Vou experimentar

Lindas são as fotos desse blog!
Tudo é muito lindo aqui! bjinho

Eu guardava tomate na geladeira. Depois de tanto ler aqui que perde o sabor e tal, resolvi guardar na fruteira. Realmente a diferença é gritante. O único problema é ter que toda vez explicar pra minha filha que aquilo ali na fruteira não é um caqui.

a explicacao esta no texto, depois de bater no liquidificador esta escrito PASSAR POR UMA PENEIRA.....

Vc poderia por favor explicar melhor como faz seu molho. Pelo que entendí vc apenas cozinha os tomates e depois bate no liquidificado, mas e as sementes? e as cascas?

Vc poderia por favor explicar melhor como faz seu molho. Pelo que entendí vc apenas cozinha os tomates e depois bate no liquidificado, mas e as sementes? e as cascas?

Que lindinhos, de banho tomado... já pra panela!!! bj Fah.

tb passo por este problema do que fazer com os tomates, até distribuo na vizinhança, e faço muito molho e congelo, e achei o teu molho muito mais facil do que o meu ! vou fazer assim quando os meus finalmente ficarem vermelhinhos, tb gosto de fazer crumble de tomates, fica muito bom. beijos

Meu Deus, Fer!!!
Eu nunca vi tomates assim como esses da foto pessoalmente...
kkkkkkkk
Aqui são todos mirradinhos, feiosos... mesmo os orgânicos...
Tô só vendo que ainda teremos muitas tomatadas por aqui...
:)
Beijão!!!

Aproveite a dica da Marizé! A minha mãe também faz doce de tomate. É simplesmente uma delícia! Importante: o pau de canela!

Olá Fer. Aqui em Portugal é muito comum o doce de tomate, pode ficar armazenado em frascos de um ano para o outro, é óptimo com pão, torrads, requeijão, crepes, etc... È assim:
Tomates maduros sem pele, o mesmo peso em açucar amarelo e 2 ou mais paus de canela. Vai ao lume até fazer ponto de estrada, arrefece e guarda-se.
Beijocas

Fer, e aquele papo de tirar a casca e as sementes de tomate? Procede? É o que eu faço aqui, mas dá uma trabalheira...
bjs

"porque eu já repeti isso aqui zilhões de vezes—tomate não deve ser guardado NUNCA na geladeira!"

Por quê?

Aproveite rápido no gatilho: chutney, bolo, em calda e geléia. Já servir este bolo com geleía de tomate.
Bolo de tomate:
5 cup de tomates maduros
4 ovos
2 cup de açúcar
2 cup de farinha de trigo
1 tbsp de fermento
Geléia:
2 cup de tomates maduros
1 cup de açúcar
Cozinhar os tomates (se estiverem aguados, reduza bem), bater no liquidificador e peneirar. Reservar o suco.
Bater os ovos até dobrarem de volume. Acrescentar o açúcar e continuar batendo.
Peneirar a farinha de trigo com fermento e misturar delicadamente aos ovos batidos. Acrescentar o suco de tomate à mistura.
Assar no forno à 180ºC.
Geléia: Cozinhar os tomates, bater no liquidificador, coar. Levar o suco ao fogo junto com o açúcar até formar uma calada fina. Colocar ainda quente sobre o bolo já assado.
Com tomates cerejas fiz uma calda de água, açúcar e mirim (pode usar sake). Junte os tomates cerejas maduros e bem firmes. Use com bolos, tortas, rabanadas, etc.
bjo!

sobre os tomates: eles perdem totalmente o sabor quando refrigerados. portanto se voce guarda-los na geladeira, vai comer uma coisa sem gosto e nao vai experienciar toda a delicia que eh o sabor natural dessas frutinhas! :-)

Oi Fer,
Há pouco tempo descobri o seu blog e nossa, adorei!!! Parabéns mesmo!!!
Mas, sabe que eu fiquei curiosa com essa história de não poder guardar tomate na geladeira.... hahaha

Beijos
Patricia

Querida Fer, assim você me mata , outro dia foi o aquela maravilha de risoto , hoje estes tomates lindões .... Eu simplesmente AMO tomates , como de todo o jeito , cru , cozido , assado , seco em molho . Olha acho dificil ter alguem que goste mais de tomate que eu ....
Esta foto então ! Ah que maravilha tomatões vermelhos lindos , lindos , que inveja , poder comer tomates tão saborosos .
Grande beijo

http://www.8p.com.br/lidipollo/flog/#a19031-1504080

Fer,agora me lembrei que uma amiga fez um bolo de tomate com calda e tudo, dá uma olhada,pode ser outra opção,beijo!

Olá...a pouco tempo descobri o seu site e tenho adorado visitá-lo! Mas hoje tu me deixaste com uma curiosidade que não consegui resolver: porque não guardar tomates na geladeira? Me explique, por favor! hehehe...
Um grande abraço da mais nova frequentadora do chucrute com salaicha! Franciele

Menina, me lembrei agora da foto do caminhão carregado de tomate do outro dia. Não sei que milagre você ainda não inventou um sorvete de tomate...

Tenho um caixote cheio deles. Nem sei por onde começar...

Beijão.

Eu adoro este molho caseiro porém coloco pouca água e também congelo. Estes tempos fiz também recheados porém não cortei ao meio, abri uma "tampa" pequena,raspei as sementes sem machucar a fruta,dentro coloquei uma "caminha" de queijo fresco,recheio: calabresa e ervilha fresca,bem temperados,refogados,por cima parmesão e forno! ficou um espetáculo,(modéstia a parte..)beijão!

Que inveja!!!

Manda um pouco de tomate orgânico aqui prá casa!!!!

E aqui o tomate tao caro!! Vai entender..

Que delicia, Fer, molho de tomate caseiro eh o melhor!!

Minha avoh guardava as cascas do queijo parmegiano pra colocar no molho enquanto o molho cozinhava na panela de ferro. Depois de um tempo elas ficavam molinhas, derretendo..aih nos colocavamos o queijo no pao (frances ou italiano, la no BR) e vinha com aquele gostinho de tomate..yummm!! E o queijo emprestava seu sabor o molho tb..todos saiam ganhando..hehe:))

Bjs

Bri

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.